O papel da educação infantil na formação das crianças

Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo

A educação infantil é um momento especial no processo de formação de um ser humano. É nesta fase que a criança começa a se desenvolver como indivíduo e membro de uma sociedade, ingressando num ambiente que está além do espaço familiar. Com seu primeiro contato com a escola, a criança cria laços de amizade, desenvolve autonomia e aprende a lidar com as diferenças.

Esse foi o tema da abertura do encontro do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Uninter em 2021. O evento, intitulado A valorização da formação na infância, transmitido via YouTube da Instituição no dia 26.maio.2021,  foi promovido pela Escola Superior de Educação da Uninter, e contou com a palestra da professora e pedagoga Joseane Machado. A mediação foi da professora Desiré Luciane Dominschek.

Joseane ressaltou a importância do profissional da educação infantil e da formação na infância. “Para os professores da educação infantil é importante considerar a criança que está dentro de nós, não deixar que ela se apague, porque assim temos um olhar sensível para cada criança. Se entendermos como fomos na infância ajuda a compreender cada aluno que está em nosso ambiente.’’

Para a pedagoga, a formação na infância precisa ser humanizadora, inclusiva e com um olhar sensível para as crianças. “Só conseguimos isso olhando para as pesquisas, disponibilizando diferentes materiais e escutando cada criança, entendendo como ela age a aprende”, comenta.

Os eixos norteadores da educação infantil são as interações e brincadeiras, aquelas que oportunizam às crianças diferentes experiências de aprendizado.  A professora explica que na prática pedagógica, esses métodos de brincadeiras permitem que as crianças construam seus conhecimentos. Colocar os alunos em contato com a natureza é tão importante quanto desenvolver as práticas informacionais modernas, acrescenta.

O professor da educação infantil deve sempre se atualizar através da pesquisa, pois é preciso pensar quais estratégias farão as crianças se desenvolverem.  Algumas pessoas aprendem melhor ouvindo, outras vendo e outras falando, por isso a necessidade de se pensar em cada criança. “Quanto mais propostas  oferecemos, mais oportunidades as crianças terão de se desenvolverem no aprendizado.  Tudo tem que ter sentido para a criança  e o processo de alfabetização é um processo individual, visto que cada criança tem o seu tempo para aprender’’, explica Joseane.

Ao final, a professora Joseane lembrou do pensamento de Paulo Freire, que dizia: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação e reflexão.” E concluiu dizendo: “Diante dos desafios de valorização da infância, eu sonho com um mundo melhor para as crianças e que elas também se inspirem no aprendizado”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *