O manejo de pacientes infectados pelo Covid-19

Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo

O curso de pós-graduação em Emergências Respiratórias da Uninter realizou um debate transmitido pela página do Facebook Uninter – Pós-Graduação Saúde com o tema “Manejo do paciente com Covid-19 em UTI, e o atendimento multiprofissional”.

O evento foi apresentado pelo professor William Sales, coordenador dos cursos de pós-graduação da Escola de Saúde da Uninter. William enfatizou que o curso de Emergências Respiratórias é patrocinado pela Fundação Wilson Picler.

Andrea Morita, fisioterapeuta pulmonar do Hospital Universitário de Londrina, participou do evento e compartilhou sua experiência de trabalho. Ela está atuando no cuidado de pacientes infectados pela Covid-19.

Andrea explicou como é feito o acolhimento do paciente que está com suspeita de coronavírus. No hospital existe um setor destacado para onde esses pacientes são encaminhados, uma área de isolamento. O paciente então passa por exames e, se for identificado o coronavírus, ele é encaminhado para o tratamento específico.

Pacientes com um quadro leve da doença apresentam sintomas como falta de ar e tosse seca. Esses pacientes são encaminhados para a tomografia para realizar o diagnóstico, pois além de outros exames laboratoriais, o diagnóstico também pode ser feito pela imagem tomográfica.

“No caso do paciente com um quadro leve da doença, é feita apenas uma monitoração, e caso haja uma evolução no quadro ele deve ser entubado”, explica Andrea. Os anestesistas do Hospital Universitário de Londrina seguem um protocolo interno de tratamento aos pacientes, pois é necessário que seja feita uma intubação rápida.

Andrea trabalhava na ala de pacientes com queimaduras no hospital, mas no início da pandemia foi remanejada para a ala da Covid-19, e não teve mais contato com o setor no qual trabalhava anteriormente. Essa separação é indispensável, pois os pacientes que sofreram queimaduras perderam partes da pele, que é o tecido de proteção do corpo humano, portanto se tornam mais vulneráveis ao coronavírus.

O manejo do paciente com Covid-19 é muito complexo, então é necessário mais do que uma formação generalista para cuidar desses casos. O profissional da área da saúde precisa ter especialização em urgência e emergência ou em terapia intensiva. “Existem manejos muito específicos no tratamento do paciente, coisa que uma formação generalista não é capaz de suprir”, explica Andrea.

William lembrou ainda das dificuldades por que os profissionais da saúde estão passando nesse momento de pandemia. Eles usam roupas de proteção que são extremamente quentes e o uso de máscara com elásticos machuca a face quando feito por um longo período de tempo, gerando um cansaço físico e mental. “Por trás da roupa de proteção também há uma pessoa humana, que além de cuidar de si mesmo, cuida de várias outras pessoas”, lembra.

Você pode assistir ao debate completo na página Uninter – Pós-Graduação Saúde, no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução do Facebook


1 thought on “O manejo de pacientes infectados pelo Covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *