Uninter forma 200 assistentes sociais no primeiro semestre de 2020

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma etapa muito importante da graduação, é o momento em que o aluno sintetiza aquilo que ele aprendeu no decorrer do curso. O curso de Serviço Social da Uninter, na sua modalidade a distância, teve 200 defesas de TCC apenas no primeiro semestre deste ano. As bancas aconteceram todas por meio de webconferência.

A professora Raquel Barcelos de Araújo, coordenadora do TCC do curso, salienta a satisfação com o resultado alcançado pela equipe de professores. “Temos toda uma equipe que trabalha buscando cada vez mais qualidade no serviço prestado, para qualificar os alunos, e para que eles consigam fazer um trabalho de conclusão de curso com muita propriedade”, diz.

Este é mais do que um trabalho do processo formativo, ele é uma síntese em que o estudante mostra o resultado do processo de aprendizagem ao longo do curso. Raquel relata que de uma maneira geral os 200 alunos que fizeram o TCC esse ano enfrentaram essa etapa como algo doloroso, e que lhes causava estresse. Mas a coordenação desta etapa formativa, juntamente com a equipe de tutoria, prestou um grande auxílio, estabelecendo etapas para o desenvolvimento e a entrega do trabalho.

“A gente traça a estratégia para os alunos produzirem o TCC, assim o aluno fica menos ansioso, percebe-se capaz de fazer o trabalho, e quando chega na banca faz a defesa com grande êxito”, relata Raquel. Através da tutoria da disciplina os alunos podem resolver suas dúvidas, pois é a tutoria que os guia na construção do conhecimento. O TCC é um estimulo à pesquisa, um momento que traz desafios para o aluno.

É natural que este trabalho, que tem um peso tão grande, desperte ansiedade no aluno, pois ele determinada uma virada na vida do estudante, que está prestes a dar um passo à frente na carreira profissional.

Marcos Klazura, professor responsável pela tutoria desta etapa de formação no curso de Serviço Social, relata que está feliz por ter dado sua contribuição aos 200 alunos que concluíram o trabalho neste ano. “O TCC é o momento em que nós, professores da banca, temos a certeza de que entregamos para a sociedade um profissional que está habilitado, que tem conhecimento, que está apto a trabalhar com as demandas sociais”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Comfreak/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *