Paraná tem 3700 vagas de estágio abertas, aponta CIEE

Autor: Gabriel Smaniotto - Estagiário de Jornalismo

Pesquisa realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) aponta que, em 2022, o Brasil tinha 726,6 mil estagiários. Isso mostra um aumento de 18% a nível nacional em um ano, já que em 2021 o número era de 709 mil. No Paraná, o crescimento foi ainda maior: 23% entre 2021 e 2023, passando de 24 mil para 31 mil contratados.

Esses acréscimos estão relacionados à volta das atividades presenciais após dois anos de medidas restritivas impostas pela pandemia do Covid-19, fomentando a economia. Pensando nisso, o CIEE estimula a volta de estagiários ao modelo presencial. “Nós estamos estimulando por duas razões: para reaprender o convívio social, trocar informações com outras pessoas; e reaprender a conversar, ouvir e interpretar, interagir com o ser humano”, explica o presidente do CIEE do Paraná, Antoninho Caron.

Apesar de um grande aumento nos últimos anos em relação ao número de estagiários, Caron relata que ainda há uma grande quantidade de vagas de estágio em aberto. Apenas no Paraná estão disponíveis 3.698 vagas. Curitiba é a cidade com maior quantidade de oportunidades, com 1.838 posições disponíveis. As áreas de atuação com mais ofertas disponíveis são: Administração, Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Marketing, Educação Física e Informática. Em todo o Brasil, o CIEE tem 3.190 contratos intermediados com a Uninter, sendo 1.125 no estado do Paraná, maior número em todo o país.

O estágio remunerado serve para o estudante suprir seus gastos particulares. Mas a pesquisa realizada pelo CIEE mostra que 11% dos estagiários no Brasil utilizam o valor da bolsa para sustentar seus lares e suas famílias. O valor da bolsa-estágio pode variar de acordo com a área escolhida pelo estudante universitário, com valor médio de R$ 1.012 a nível nacional.

O CIEE é uma associação sem fins lucrativos que possibilita aos estudantes brasileiros uma formação integral, com ingresso no mercado de trabalho por meio de treinamentos e programas de estágio e aprendizagem. Fundada em 1967, a unidade paranaense contribuiu com a inserção e aperfeiçoamento de mais de 1,5 milhão estudantes no mundo do trabalho.

O tema foi apresentando no programa Conversa com o Reitor, da Rádio Uninter. Exibido em 1º de setembro de 2023, o episódio pode ser conferido neste link.

Importância do estágio

O estágio ajuda a o estudante a ter experiência prática, melhorar o aproveitamento usando o conhecimento adquirido na faculdade e auxiliar na ingressão no mercado de trabalho. “O nosso lucro é ver o ser humano introduzido no mercado de trabalho para que, com o fruto do seu trabalho, gere sua sobrevivência”, salienta Caron.

A pesquisa realizada pelo CIEE mostrou que 65% dos estagiários enxergam a oportunidade de absorver conhecimento e colocar aprendizado teórico em prática. Já para 13% dos estudantes, o primeiro contato com o mundo profissional é a oportunidade de ter a certeza que escolheu o curso correto. O CIEE foi responsável pelos contratos de 237 mil estagiários em 2021, representando 33,5% do total.

A região Sudeste se destacou com o maior número de estagiários registrados, com cerca de 298,5 mil. São Paulo é o estado com o maior registro de estagiários, chegando a 138 mil.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Reprodução YouTube e Arthur Salles (infografia)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *