Excelência e amor levam tecnólogo em Secretariado à nota máxima do MEC

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Seja para ingressar no mercado de trabalho ou atualizar o currículo com mais de 30 anos de atuação, o curso de Tecnologia em Secretariado da Uninter mostra a excelência em formar profissionais capacitados. Glaucielly Oliveira, de 22 anos, e Maria Gleide Palatin, de 51 anos, são exemplos que comprovam a nota máxima da graduação concedida pelo Ministério da Educação (MEC) em agosto de 2023.

“Fiquei muito feliz. Posso dizer que estou muito satisfeita e aprendi muito nesse processo, porque é de muito trabalho e reconhece o que a gente faz com muito amor para poder formar nossos alunos para que se sintam seguros de que estão em um curso de qualidade, que tem o reconhecimento do mercado”, afirma a coordenadora do curso, Adriana Czajkowski.

Adriana conta que o curso é composto por uma equipe “muito preparada”, com uma grade curricular flexível. Isso permite que, para além das disciplinas obrigatórias, os estudantes possam optar entre as eletivas (aquelas que melhor se encaixam no perfil de formação que buscam) em assessoria executiva ou assessoria à gestão de órgãos públicos.

Recentemente, a graduação também passou pela adequação para atividades extensionistas, em que são pensadas lives e aulas interativas, por exemplo. “Tem muita coisa boa e atualizada para os nossos alunos. A gente traz desde disciplinas de competências digitais, disciplinas que abordam as técnicas a gestão secretarial, preparando para enfrentar os desafios do mercado”, garante a coordenadora.

A coordenadora explica que a assessoria executiva é voltada para o ambiente corporativo e negócios próprios, enquanto a assessoria à gestão de órgãos públicos atende os estudantes que atuam na esfera pública, seja municipal, estadual ou federal. “Quando essas organizações expandem e os gestores assumem novas responsabilidades, automaticamente vão precisar de pessoas preparadas que os assessorem. Não só na ideia administrativa, mas em situações de estratégias, tomadas de decisão, trabalho em equipe, nessa ideia de liderança. Pelo fato de o profissional de secretariado poder atuar nesses diferentes âmbitos, a gente pode dizer que a assessoria é um dos grandes pilares para que o profissional atue”, diz.

Dedicação total

Maria Gleide é assessora administrativa na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP). A egressa, que se formou em agosto de 2023, atua em órgão público há 33 anos. Ela decidiu retomar a formação, que concluiu a nível técnico em 1987, depois de participar de um evento anual de secretários organizado pela instituição onde trabalha, em 2021.

“O diferencial foi por ser um curso totalmente a distância, pois, se não fosse, não conseguiria cursar. Consegui fazer tudo do conforto da minha casa, me deram todo suporte necessário para que desenvolvesse as atividades”, afirma.

Como servidora pública em uma instituição de ensino superior, a profissional diz que ficou “muito feliz em saber que o curso foi nota máxima”. “Sei da importância da avaliação do MEC”, salienta.

Embora fosse desafiador voltar a estudar depois de três décadas e pessoas a sua volta duvidassem, Maria Gleide mostrou que é capaz. Além da atualização profissional, a egressa diz que os assuntos atuais abordados agregaram muito, principalmente na parte de tecnologia, que “não dominava muito”.

“Ser um secretário não é só sentar na frente de um computador e fazer planilhas, organizar arquivos, assessorar chefia e atender ao público. É desenvolver o nosso trabalho com excelência e amor, temos que ter dedicação total”, pontua.

Novas oportunidades

Glaucielly, vinculada ao polo Cachoeirinha, em Manaus (AM), já trabalhava como secretária em uma empresa, mas não tinha perspectiva de crescimento de carreira. Por incentivo da mãe, iniciou a graduação em maio de 2022 e já garantiu uma vaga como estagiária administrativa e comercial na Future Digital Ltda.

“Começar o curso na Uninter me abriu muitas portas. Foi e está sendo uma jornada pessoal difícil, cheia de desafios. Entretanto, o curso é a parte que eu mais gosto na minha rotina, principalmente as reuniões do projeto de pesquisa por me darem esperança e conectividade”, declara.

Com o desejo de lecionar no futuro e com a meta de se arriscar em atividades extracurriculares neste ano, a estudante entrou para o projeto de pesquisa Gestão do conhecimento, capacidades dinâmicas e inovação. Por meio do estudo, os pesquisadores desenvolvem o sensemaking para a construção e comunicação da estratégia organizacional.

“[A experiência na instituição] Está sendo muito positiva, estou aprendendo de forma didática e objetiva. Me envolvi em diversos projetos dentro da Uninter que me fazem crescer e desenvolver profissionalmente, bem como minha oratória e comunicação interpessoal […]. As professoras despertaram ainda mais vontade de continuar na pesquisa e em desenvolvimento”, conclui.

A estudante também aproveita a oferta gratuita do curso de língua inglesa, o programa New Best, já que pretende dar continuidade nos estudos com pós-graduação e mestrado e a fluência de novos idiomas.

A coordenadora Adriana diz que a graduação fortalece a área secretarial e mostra para o mercado e para a sociedade que o profissional pode fazer a diferença nas organizações. “Quando a gente fala da sociedade, é para que os nossos alunos tenham essa visão crítica e saibam argumentar, inovar e empreender”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


1 thought on “Excelência e amor levam tecnólogo em Secretariado à nota máxima do MEC

  1. Muito orgulho de ter ingressado nessa instituição esse ano em uma área que sempre amei mas, pelo menos no meu convívio, é pouco falada e até mesmo admirada. Mas sigo em frente e agora com essa nota do MEC fico ainda mais motivada em saber que meu curso está sendo reconhecido pela excelência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *