O futuro nas mãos da inteligência artificial

Foto: Victória Renée

Foto: Victória Renée

 

Denise Becker – Estagiária de Jornalismo

A inteligência artificial já está presente em boa parte do nosso cotidiano – trabalho, lazer, transporte, medicina – e as mudanças avançam rápido. Recentemente, a Universidade de Oxford, no Reino Unido, listou 12 riscos à civilização humana, entre elas a inteligência artificial (leia aqui o estudo em inglês). Significa que é inevitável ao debate acadêmico as reflexões sobre o avanço do poder computacional e das novas formas de inteligência não limitada pela biologia.

Tratar essa temática implica em uma abordagem social da história da inteligência artificial e seus impactos na vida cotidiana dos futuros engenheiros e tecnólogos.  E foi esse o teor da conversa acadêmica na noite desta terça-feira (14), preparada pelo professor e engenheiro eletrônico Frank Alcântara aos calouros e veteranos da Escola Politécnica do Centro Universitário Internacional Uninter.

Motivado a ampliar seus horizontes acerca dessas tendências, Matheus Galeazzi de 20 anos, encontrou na Uninter o incentivo para a graduação. “Inteligência artificial é um tema atual e muito importante para o desenvolvimento da tecnologia. Você tem bases de dados aprendendo com outras e tudo isso voltado para a internet, por onde passam todas as informações. É o que vai reger o futuro”, diz o calouro de Engenharia da Computação.

Para o futuro engenheiro, o linguajar atual adotado pelo professor, relacionado à contemporaneidade da internet, abriu um leque de oportunidades de forma fácil e descomplicada para quem está começando.

“Perseverança sempre e vontade de querer aprender, pois nosso aluno irá encontrar aqui um campo fértil para fazer germinar tudo que há de positivo no ser humano. ” Essas foram as palavras de incentivo de Neil Franco de Carvalho, diretor da Escola Politécnica. E destacou a presença do corpo docente qualificado e apto para transmitir conhecimento, além dos recursos materiais, tecnológicos e de pessoal que a instituição disponibiliza aos discentes.

A Uninter acompanha as demandas do mercado e oferece três bacharelados nas engenharias da Engenharia da Produção, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica com habilitação em Eletrônica. Forma tecnólogos em Gestão da Produção Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Sob a perspectiva das profissões do futuro, a instituição investiu em cursos com maior possibilidade de engajamento e empregabilidade do mercado. “Talvez a gente esteja formando o próximo Bill Gates, o Mark Zuckerberg ou a próxima pessoa que fará o seu próprio negócio disparar, pois todo engenheiro é um empreendedor por natureza”, diz Frank Alcântara.

A semana de acolhimento aos calouros e veteranos das modalidades presencial e semipresencial da Uninter segue o cronograma da Escola Superior de Educação com palestras e oficinas até sexta-feira (17) no Campus Garcez da Uninter.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *