O fotojornalismo pode mudar o mundo?

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

Através de uma foto é possível despertar sentimentos e emoções, contar uma história ou até mesmo combater injustiças. É por meio da fotografia que momentos emblemáticos de nossa existência podem ser registrados. Uma área em que esta forma de expressão se faz ainda mais relevante para a sociedade é o fotojornalismo.

O termo surgiu no final do século 19, graças ao jornal Daily de Nova York, o primeiro a veicular fotos em suas produções. Entretanto, foi reconhecido apenas no século 20, na Alemanha, quando as revistas ilustradas se tornaram bastante populares, destacando o trabalho do fotojornalismo.

No dia 03.12.2020, o curso de Jornalismo da Uninter promoveu a live Diálogos sobre o Ensino do Fotojornalismo, transmitida pelo YouTube, com a presença da professora do curso de Jornalismo Marcia Boroski e do fotógrafo Emmanuel Furtado. Durante a transmissão foi realizado o lançamento do livro “Fotojornalismo: técnicas e linguagens”, escrito por Márcia e publicado pela Editora Intersaberes.

Segundo a professora, o fotojornalismo não precisa necessariamente dar conta de transformar a sociedade ou de ser um espelho do real, mas é um instrumento de registro das mudanças e nuances sociais. “O fotojornalismo é algo engajado, com propósito, em que o jornalista passa de um papel de testemunha ocular para um papel de maior ação, percebendo os contextos e realidades de cada situação fotografada”, explica.

Márcia destaca ainda o recente resgate do papel das mulheres fotojornalistas, cujo trabalho historicamente recebeu menos visibilidade do que o dos homens, e somente agora passou a ser mais conhecido.

Sobre a produção do livro, a professora conta que o convite partiu do coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, Guilherme Carvalho. “A base do livro começou a ser escrita em 2018. Pela minha jornada com o doutorado e mestrado, acabou sendo dificultada, mas nos primeiros meses desse ano se tornou possível. Foi uma jornada árdua, de muito trabalho e dedicação, tanto na questão gráfica, direitos autorais e a idealização de cada parte”, conta Marcia. O livro passou a fazer parte do material didático destinado aos estudantes de Jornalismo.

Você pode conferir a live de lançamento na íntegra clicando aqui. E para os que se interessarem, a versão física do livro pode ser adquirida no site da Intersaberes, além de estar disponível na Biblioteca Virtual da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *