O farmacêutico clínico é um profissional multidisciplinar

Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Das antigas receitas desenvolvidas pelos alquimistas, que buscavam a criação de ouro e o elixir para uma vida eterna, chegou-se à produção de óleos e resinas que foram considerados os primeiros remédios da humanidade. A conservação destes produtos era feita em ânforas e vasos, expostos nas antigas boticas, como eram conhecidas as precursoras das atuais farmácias. Os boticários eram os antigos estudiosos do poder medicinal das plantas e óleos, como o Padre José de Anchieta, que viveu no Brasil no século 16.

O Conselho Federal de Farmácia relata em seus históricos a criação das primeiras boticas no Brasil, por volta de 1565. Cerca de 3 séculos depois surgiram os primeiros cursos de farmácia no país.

O farmacêutico é o profissional que estuda o uso dos medicamentos e fármacos, compreendendo o efeito dessas substâncias no corpo humano. Pode ainda desenvolver novos medicamentos e também os manipular.

Sua função vai muito além de apenas da garantir o uso correto da medicação, sendo peça fundamental para um trabalho em conjunto com outras áreas da saúde na promoção da qualidade de vida de pacientes e enfermos, reduzindo assim o tempo de tratamento.

A especialidade da “farmácia clínica”, que insere o farmacêutico no trabalho com uma equipe multidisciplinar, nasceu nos Estados Unidos, em 1960. Atualmente, no Brasil o farmacêutico clínico tem sua atividade regulamentada pelo Conselho de Farmácia, através da resolução 585/2013, estabelecendo que este profissional é “apto a revisar e acompanhar tratamentos, bem como o uso racional e a interação medicamentosa”.

Após a regulamentação, disciplinas voltadas à clínica vem sendo incluídas nos programas de graduação do curso. O curso de Farmácia da Uninter tem em sua grade curricular a disciplina de Farmácia Clínica, além de um curso de pós-graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar.

O programa Sua Saúde, transmitido em 31.ago.2021 pela Rádio Uninter, abordou as atuações do farmacêutico clínico. Contou com a presença da professora, farmacêutica e mestrando em cuidados farmacêuticos Natalia Lombardi Asinelli.

Natalia explica que, para poder atuar nessa área, o profissional necessita de muita prática e a preparação já deve ter início durante o curso. É uma área não muito comum da farmácia, mas que há muito tempo já está inserida nas farmácias comerciais devido ao vínculo muito mais próximo com o paciente.

Atualmente, com o acesso facilitado pela internet, existem muito mais informação sobre os medicamentos, cabendo ao profissional acompanhar o paciente que busca o medicamento na farmácia, analisando as formas de uso e influência sobre o corpo tendo assim uma maior interação com os pacientes.

Estudantes e profissionais que têm interesse em atuar na farmácia clínica devem “buscar informações novas e recentes, além de gostar de trabalhar com pessoas e em equipe, respeitar a opinião dos outros profissionais e fazer o melhor do seu trabalho utilizando essa comunicação, sendo o paciente o mais beneficiado pois terá o melhor tratamento”, conclui a professora.

Você pode assistir ao programa completo por meio da página do Facebook e do canal do YouTube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: MAuri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juanwa/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *