ESPECIAL ENFOC

O “drama brasileiro” nas páginas de Nicolau

Ele viveu por 10 anos, possui um nome inspirado na imigração polonesa, circulou por todo Brasil e até fora dele, empregou a pena de advogados, engenheiros, cientistas e arquitetos, entre outros profissionais. Última dica: Wilson Bueno é seu pai. Adivinhou de quem estamos falando? Sim, do Jornal Nicolau. Criado em 1987, financiado pela secretaria de Estado da Cultura do Paraná, este jornal cultural marcou época no Brasil.

No último Encontro de Iniciação Cientifica (ENFOC) da Uninter, em novembro de 2018, o grupo de pesquisa formado pelas alunas Poliana Steffany e Mariana Becker, junto com o professor Jeferson Ferro, apresentou trabalhos sobre a publicação.

O título do trabalho da aluna Poliana Steffany é “O teatro no Nicolau: representações do drama brasileiro”, cuja proposta foi investigar as 60 edições do tabloide para saber quais delas abordaram o teatro. Segundo a pesquisa, houve 28 textos publicados a respeito do tema, número relativamente baixo. O resultado mostrou 10 reportagens, 9 entrevistas, 2 ensaios fotográficos, 2 textos opinativos, e outros 5 textos de outros gêneros.

No trabalho, a graduanda de Jornalismo identificou uma queda no número de publicações na virada dos anos 1990. Nos primeiros anos de jornal (de 1986 a 1989) foi publicado o maior número de textos que trataram sobre o teatro. Já nos anos de 90, 92, 93 e 94 foi publicado apenas um texto sobre a arte dramatúrgica, o que indica que este foi um momento crítico para o teatro nacional. A crise financeira e política do começo da década de 1990 esvaziou palcos e plateias.

Poliana, que participou do ENFOC pela primeira vez, falou sobre a experiência: “Foi gratificante demais, despertou ainda mais a vontade de manter a pesquisa na graduação, mestrado, doutorado etc”, comenta.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sérgio Junior - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Sérgio Junior - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *