O desafio de um ensino inovador

 

Doutor em psicologia da educação e autor de 16 livros com ênfase na formação pedagógica de professores universitários, Marcos Masetto abordou ontem (2) durante a Jornada Acadêmica da Uninter os desafios da docência e da inovação na educação superior. E os desafios não são pequenos, por causa das raízes históricas no modelo de ensino. Masetto trata as mudanças necessárias sob três perspectivas: o conhecimento, as habilidades e as atitudes.

O professor defende a capacitação pedagógica específica para atuar no ensino superior. Segundo ele, tem-se ainda hoje uma estrutura assentada no modelo francês/napoleônico, cuja lógica diz que o conhecimento e a experiência profissional garantem as condições para lecionar em universidade. Disso decorre um modelo profissionalizante, tradicional e conteudista. Com honrosas exceções, os docentes reproduzem em sala o modelo com o qual aprenderam.

As constantes mudanças no mundo precisam ser incorporadas às salas de aula. Masetto lembra que o impacto da revolução tecnológica sobre a produção e a socialização do conhecimento tirou da universidade a primazia dessa tarefa. Desse modo, surgiram novas exigências profissionais, novas habilidades e competências, cujo impacto sobre a atuação do professor muda o seu papel de transmissor de conhecimentos para o de um orientador dos alunos no seu aprendizado.

Masetto tem feito palestras como essa na Jornada Acadêmica da Uninter, tem escrito livros e artigos procurando refletir sobre as novas demandas que se propõem para a aula universitária e as possíveis inovações que possam atendê-las. Diz trabalhar sobre quatro demandas que considera as mais relevantes: aula universitária como espaço de pesquisa, como espaço de construção de conhecimento interdisciplinar, como espaço de desenvolvimento de aprendizagem e como espaço e tempo de uso das tecnologias de informação e comunicação.

O professor trouxe algumas dessas inovações no livro Ensino de Engenharia: técnicas para otimização das aulas. Organizou 12 artigos em que professores de diferentes engenharias relatam as experiências bem-sucedidas em sala. “São práticas pedagógicas, que conseguiram concretizar os principais pressupostos da aprendizagem significativa, da aprendizagem de adultos e da relação de parceria entre os participantes de um processo de formação profissional”, diz o autor na apresentação da obra.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *