Uninter inicia Jornada Acadêmica com oficinas de qualificação

 

Mauri König – Jornalista

O Centro Universitário Internacional Uninter deu início ontem (1º) à sua Jornada Acadêmica que antecede o ano letivo. Professores de todos os cursos lotaram o auditório do campus Garcez, no centro de Curitiba, para a abertura da jornada que se estenderá até o dia 10 com palestras e oficinas de qualificação profissional. O reitor da Uninter, Benhur Gaio, apresentou alguns números que revelam porque a instituição tem ajudado a fazer a diferença na vida do país.

“Nossa visão está fundamentada em pessoas”, resumiu o reitor. E não são poucas pessoas. A Uninter tem 183 mil alunos em 188 cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância, em suas cinco escolas superiores. Já distribuiu 5,2 milhões de livros físicos para os alunos nos seus mais de 460 polos pelo Brasil, levando o conhecimento aos lugares mais remotos. A instituição conta ainda com uma biblioteca virtual com um acervo de 4.767 títulos que auxiliam na formação acadêmica.

Sendo uma instituição de ensino uma ponte entre quem tem o conhecimento e quem busca esse conhecimento, a Uninter criou em 2004 a Comissão Própria de Avaliação (CPA) para analisar a qualidade das suas ações e serviços. Alunos e professores são convidados a dar sua opinião sobre o processo de ensino-aprendizagem, bem como atividades de extensão e pesquisa, as condições físicas e administrativas. Os resultados levam à mudança ou manutenção de práticas voltadas à excelência educacional.

Um desses resultados apresentados pelo reitor na abertura da Jornada Acadêmica trata da avaliação feita pelos estudantes sobre a qualidade do ensino. Por meio de questionário eletrônico aplicados no ano passado, eles puderam dar nota aos professores em nove questões relacionadas às atividades docentes. Considerando todos os cursos presenciais da Uninter nas modalidades semestral e quadrimestral, na média final os professores atingiram nota 8,9.

Na questão “O professor domina os conteúdos da sua disciplina”, a média geral foi 9,4. A excelente avaliação feita pelos alunos se deve em grande medida à qualificação dos docentes da Uninter. Dentre os professores, 21,2% têm doutorado, 63,6% têm mestrado e 15,2% dispõem de especialização. Isso se reflete na satisfação dos discentes. Dos alunos do semestral que fizeram a avaliação, 49,3% “concordam totalmente” com a questão “O curso corresponde às minhas expectativas iniciais”. Outros 37,5% concordam parcialmente.

A Jornada Acadêmica da Uninter segue hoje à noite com a palestra “Docência e inovação na educação superior”, a ser realizada pelo professor-doutor Marcos Masseto. Amanhã (3), a palestra será com o professor Ivo Carraro, com o tema “Neurociência e aprendizagem do adulto”. As oficinas de qualificação profissional para os professores terão início na segunda-feira (6).

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *