O assistente social atua na garantia de direitos e no combate às desigualdades

Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo

O trabalho do assistente social é de grande importância para a sociedade, pois é o profissional que orienta as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, lutando por seu bem-estar físico, social e psicológico. Para isso, promove o acolhimento de cada pessoa, viabilizando seus direitos.

Esse foi o assunto da última edição do programa Fala Prof, exibido no dia 10.ago.2021 via YouTube da Rádio Uninter. A live, intitulada Atuação profissional do assistente social no Cras, foi feita em comemoração a um ano de programa, e contou com a participação das professoras do curso de Serviço Social Talita Cabral e Relly Amaral, que receberam como convidada especial a assistente social Glassielli Thaiz. Elas conversaram sobre a experiência do assistente social no Cras (Centro de Referência e Assistência Social).

“A primeira pergunta que muito de nós temos é o que é o Cras? É um centro de referência de assistência social. Eu entrei para essa área quando fiz um concurso de São José dos Pinhais e fui chamada em um Cras. E desde então, tudo que vocês imaginam pode chegar até nós”, explica a assistente.

Glassielli conta que o profissional de assistência social viabiliza a garantia de direto dos usuários que o frequentam. Além de promover o fortalecimento dos vínculos familiares das pessoas que lá estão. “Atendemos o público que necessita dos serviços e dos projetos que integram as questões sociais. Às vezes atendemos o público em geral e de quem precisar”.

O Cras é a porta de entrada do serviço social. Lá se faz a escuta qualificada e o usuário é encaminhado para o profissional de que precisar. A assistente explica que além da política de assistência social, é importante saber o fato que levou o indivíduo chegar até o local e fazer a procura. “Pode ser que o usuário esteja precisando de atendimento psicológico, de habitação etc., e através da escuta percebemos a necessidade de cada usuário e aprendemos a ver ele como um todo”, ressalta.

As ações sociais que o Cras realiza ocorrem através das visitas domiciliares, que atuam em conjunto com a saúde, que traz casos até o Cras, assim como os conselhos tutelares e a educação. A partir desse acolhimento realizam-se estratégias para agir em cada caso.

Para Glassielli, é importante esclarecer muitas dúvidas que chegam, como por exemplo o cadastro único: “O cadastro único é por meio do governo federal, o usuário vai ter outras oportunidades de benefícios de serviços sociais e isso aumentou com o cenário pandêmico, mas esse benefício é mais um equipamento da assistência social”.

Outro serviço que o assistente social realiza dentro do Cras é o de atendimento a crianças e adolescentes que são atendidas pela rede de proteção. Esse é outro equipamento socioeducativo que acolhe e direciona o núcleo familiar. “A nossa fala com a educação é fundamental, as professoras são quem têm a grande chance de perceber alguma coisa de negligência e violência. E quando percebemos isso mais cedo conseguimos agir com mais eficiência e podemos atuar junto com as escolas”, afirma.

Um dos pontos abordado na live foi sobre a instrumentalidade do serviço social. Glassielli comenta que o Cras em que atua hoje é totalmente digitalizado e tem todos os dados no sistema, pois existe uma sistematização do trabalho. A questão ética também foi um dos assuntos debatidos.

“Quando for fazer uma visita técnica, agende e avise pois a nossa casa é nossa privacidade. O profissional precisa entender a realidade do sujeito, além de resguardar as informações prestadas na visita, tendo respeito pelos outros.” Relly enfatiza a importância de respeitar cada pessoa: “O profissional que não zela pelas informações do usuário pode responder judicialmente. É preciso haver segurança”.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) também é um serviço que conta com o auxílio dos Cras. O BPC é um benefício pra idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiências. Ele é administrado pelo INSS, mas sai da receita da assitência social. E o Cras atende essas pessoas.

“Para a pessoa fazer a solicitação desse benefício precisa ter o cadastro único e acessar o site ‘Meu Inss’, e solicitar os dados. Por isso o assistente social auxilia essas pessoas que não têm acesso e nem familiaridade com a internet, ou que não conhecem e nem sabem que têm direito aos benefícios. De 50 pessoas que estamos acompanhado, 20 já foram deferidos”, explica.

Para concluir, as professoras explicam a importância do trabalho do assistente social. “O trabalho do assistente social é muito importante para a sociedade, embora não seja tão valorizado. Precisamos ter um olhar humano para as pessoas ao nosso redor e valorizar aquilo que é público”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Wikimedia Commons


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *