Nota máxima no MEC, Gestão de Organizações do Terceiro Setor forma profissional premiada

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Resgatar a autoestima e empoderar as pessoas dos direitos que possuem enquanto cidadãs é o que faz a técnica de enfermagem, Giane Moeckel, de 52 anos. Envolvida com atividades de organizações sociais desde 2000, atualmente a profissional realiza o curso de Tecnologia em Gestão de Organizações do Terceiro Setor da Uninter. A graduação alcançou os 5 pontos da última avaliação e é nota máxima pelo MEC.

Por causa das atividades desenvolvidas, principalmente com Práticas Integrativas e Complementares (PICs), e com apoio dos conhecimentos adquiridos na graduação, Giane recebeu dois prêmios em 2021: o Prêmio Espírito Público, como destaque no eixo Saúde; e o Prêmio Protagonista do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR).

“O que me deu esse apoio, fez o diferencial na minha vida, me trouxe maturidade, aprendizado, foi eu estar estudando. Tudo o que eu aprendi, os livros que eu li nessa minha trajetória na Uninter, as plataformas, matérias que amo e assisti várias vezes, me ajudou muito”, afirma.

Para Giane, a excelente pontuação da graduação significa “qualidade no ensino-aprendizagem, certeza da qualificação profissional”. A confiança na Uninter também faz a diferença. “Considero a instituição idônea e comprometida com seus alunos, oferecendo material didático, cursos livres, grupos de pesquisa e tutoria. Essa experiência enquanto aluna me faz sentir valorizada”, garante a estudante.

A coordenadora do curso, Cleci Albiero, acredita que isso se deve à matriz curricular atualizada, à equipe de professores, à pesquisa e à monitoria como forma de envolvimento dos estudantes. Além disso, a relação da teoria com a prática é um ponto forte do curso.

“O curso tem duração de dois anos e vem tendo uma boa aceitação por parte do mercado. Os alunos têm conseguido se inserir no mundo do trabalho, atuar na gestão das Organizações do Terceiro Setor e, principalmente, vem profissionalizando de forma ética e competente esta área que vem crescendo exponencialmente na sociedade”, comenta a coordenadora.

De acordo com a professora, o grande diferencial do curso também é a disponibilidade do material didático, principalmente do livro da disciplina. Os estudantes ainda contam com livros na biblioteca virtual, aulas interativas ao vivo com os professores especialistas nas temáticas, fóruns de interação, aulas tira-dúvidas com a coordenação, grupo de pesquisa, estudo de caso, lives e palestras relacionadas às temáticas das aulas e tutoria humanizada, com foco nas demandas dos alunos e atividades extensionistas.

“Este resultado é fruto de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido no curso desde 2019. Uma nota 5 representa todo o trabalho e o empenho da direção da escola, coordenação do curso, equipe de professores e tutoria, no qual o resultado está sendo materializado na nota. Me sinto valorizada pessoal e profissionalmente”, conclui Cleci.

Uma caminhada pelo bem social

Hoje, Giane atua na Unidade Básica de Saúde Martinópolis, em São José dos Pinhais (PR), e também é voluntária em uma casa de apoio a dependentes químicos. A relação com o terceiro setor iniciou ainda no ano 2000, quando trabalhava como agente de saúde e realizava trabalhos com grupos de gestantes e hipertensos.

Na busca por conhecimento, a profissional chegou até uma organização social chamada ADITEP, que promovia capacitações para lideranças comunitárias. Mas só conheceu o que realmente significa o terceiro setor, a economia solidária e os projetos desenvolvidos na área após um convite para trabalhar na Rede Esperança, em Piraquara (PR), com cursos profissionalizantes para mulheres em situação de risco.

“A metodologia usada, trazida da Itália, me trouxe grandes aprendizados, os quais ainda executo em meus projetos. A dinâmica do terceiro setor despertou um amor por esta área que consegui conciliar com minha atuação na saúde”, explica.

Giane desenvolve o projeto “Kalebe” pela Cruz Azul do Brasil – Curitiba (PR) e região, que presta apoio aos internos em recuperação por meio das PICs, rodas de conversa, feiras solidárias e palestras integrativas. A voluntária também concilia ações e conhecimentos do terceiro setor nos grupos de idosos, gestantes e saúde do trabalhador, através de projetos e parcerias. E ainda realiza palestras interativas em empresas e escolas.

Para a inscrição dos prêmios que recebeu no último ano, ela contou com os conhecimentos adquiridos sobre escrita e execução de projetos sociais durante a graduação.

Por meio do Prêmio Protagonista, foi homenageada e destacada por seu trabalho exemplar na área de enfermagem, que contribuiu para o desenvolvimento da profissão na esfera estadual. A última edição do prêmio buscou reconhecer os bons serviços prestados no combate à pandemia da Covid-19 em 2020 e 2021.

Já através do Prêmio Espírito Público, a profissional foi reconhecida como uma das pessoas que transformam o serviço público no Paraná.

Para Giane, a importância do trabalho desenvolvido está no resgate da autoestima dos participantes, do poder de compra e venda, do empoderamento dos direitos enquanto cidadãos e usuários das unidades de saúde. Além da reinclusão social, participação das ações nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e valorização pessoal.

Com a formação na Uninter, a profissional quer se qualificar na área e pretende continuar como voluntária nas casas de apoio e gestão de projetos. Giane ainda tem no horizonte o registro de uma organização social com o objetivo de difundir as PICs e a economia solidária.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Divulgação Prêmio Espírito Público e Prêmio Protagonista Coren-PR


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *