No ritmo da flauta brasileira, Polo de Toledo celebra 30 anos da Uninter

Autor: Madson Lopes - assistente de comunicação

O polo de apoio da Uninter em Toledo (PR) entrou no ritmo das celebrações dos 30 anos da instituição ao receber “um festival de flauta divertido, focado em música de qualidade”. É assim que se define o International Flute Workshop (IFW), iniciativa que reúne professores e estudantes de diversos países dedicados ao ensino, à prática de música de câmara e à performance. 

Realizado na tarde de 17 de julho e aberto à comunidade, famílias inteiras se reuniram para prestigiar o concerto intitulado “Flauta Brasileira”. E quanta brasilidade: Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Villa-Lobos foram alguns nomes interpretados num repertório escolhido a dedo pela maestrina da Orquestra Uninter, Valentina Daldegan, que conduziu a apresentação. 

“Começamos tocando ‘Carinhoso’, do Pixinguinha, depois tocamos ‘Rosa’ [do mesmo autor]. Gostei da decisão de fazer só repertório brasileiro porque conquistou o público”, disse a musicista, destacando a participação de crianças na plateia, o que, para ela, abre possibilidades de acesso à cultura. “A gente consegue chegar a um público que não conseguiria alcançar se tivesse somente apresentação no teatro, e foi muito legal quando as pessoas vêm e falam ‘olha, nunca tinha escutado ao vivo algo desse tipo’. Ouvir isso é muito gratificante”. 

Além das apresentações, o Workshop promoveu atividades formativas, como ensaios, aulas e momentos de troca de experiências entre músicos de diferentes regiões do Brasil, mas também contou com a participação de flautistas da Colômbia, Itália e Estados Unidos que trabalharam juntos na formação de um conjunto com diferentes instrumentos da família das flautas. Os músicos ainda assistiram a uma apresentação do coral de crianças da Fundação Educacional de Toledo, onde fica a instalação do polo. 

Convidada a integrar a programação a convite do amigo e ex-colega de faculdade, o músico Danilo Mezzadri, como boa parte de suas atividades, Valentina buscou integrar a Uninter aos concertos que o Workshop já iria realizar na cidade entre os dias 13 e 18 deste mês. Ela já havia feito isso em algumas outras ocasiões, mas considerou esta oportunidade particularmente especial em razão das comemorações dos 30 anos – “Eu acho importante a gente valorizar esses 30 anos. Então, sempre que a gente pode, [procuramos] organizar alguma coisa nesse sentido”. 

Localizada na região Oeste do Paraná, Toledo é uma cidade com cerca de 150 mil habitantes, com economia baseada no agronegócio e nas cooperativas agroindustriais. A Uninter chegou à cidade há 23 anos, portanto, um dos mais antigos polos da instituição. Atualmente, o local conta com quase 700 alunos matriculados. 

“Todas as cidadezinhas [da região do entorno] que não têm polo, vêm a Toledo estudar”, conta a coordenadora da unidade, Soeli Rosa Guimarães. À frente do local há quase um ano, 12 anos atrás era ela a recém-formada em Pedagogia pela Uninter. Depois disso, ainda fez mais três pós-graduações na casa, formações essenciais para estar à frente da unidade, onde busca incentivar outras pessoas a cursarem uma graduação. 

Segundo ela, promover uma apresentação cultural, para além de celebrações internas, é parte dessa busca constante de colocar o polo em diálogo com a sociedade. “Trazer uma apresentação como essa é muito importante para nós, pois, além de divulgar mais o polo, traz mais uma riqueza para o nosso trabalho, mostrando que a EAD pode conectar às pessoas”, ressaltou Soeli. 

O evento foi o primeiro, mas não o último do ano, dedicado às celebrações das três décadas da instituição. Em parceria com a Fundação Educacional de Toledo, em agosto o polo vai promover um encontro com pessoas idosas, no qual terá como foco o aniversário da Uninter, e contará com a participação de egressos dos primeiros anos de atividades do local. Para acompanhar as programações da unidade, siga a página @unintertoo no Instagram. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Madson Lopes - assistente de comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Uninter Toledo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *