Elas questionaram o destino

 

Tudo indicava que elas não fariam mais do que apenas existir. As privações financeiras, o trabalho na roça ainda criança, a migração forçada em busca de vida melhor. O destino parecia traçado ainda no parto, mas Vanderleia Stece de Oliveira, Carla Patrícia da Silva Souza e Lúcia Ramos de Lima superaram as adversidades e construíram a própria história à revelia dos desígnios do acaso.

A história das três retrata a homenagem feita pelo Grupo Educacional Uninter a todas as suas colaboradoras em sua página no Facebook. São histórias de empoderamento feminino, de mulheres que superaram as mais diversas adversidades e chegaram lá. Confira:

Vanderleia

Nascida em Curitiba, Vanderleia se mudou ainda pequena para a roça, onde frequentou a escola rural e ajudou seus pais com a lavoura. Teve de parar os estudos por alguns anos e voltou apenas aos 14 anos de idade, quando terminou o ensino fundamental com um curso supletivo para, em seguida, iniciar o segundo grau. Retornou a Curitiba e pouco depois conseguiu uma vaga no telemarketing da Uninter. Logo iniciou os estudos no curso de Secretariado Executivo Trilíngue da instituição e, um ano depois, foi convidada para atuar como secretária da diretoria executiva, onde ficou por nove anos.

Nesse período, também assumiu projetos de docência em cursos técnicos na rede estadual de ensino. Em 2010 participou do processo seletivo da Uninter para docentes. Em seguida, veio o convite para ser coordenadora adjunta do curso de Secretariado e, pouco tempo depois, se tornou coordenadora do curso nas modalidades presencial e EAD. Ao longo dos anos fez especialização, mestrado, escreveu três livros em parceria com professores da área, e se tornou mãe.

Carla Patrícia

Filha de pescadores semianalfabetos, Carla enfrentou o desafio de iniciar uma faculdade sem recursos financeiros, mas com muita dedicação. Aluna da rede pública, ingressou no curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas, onde se manteve graças ao programa de bolsa permanência. Depois de se formar, conseguiu ser aprovada no Mestrado em Administração da Universidade Federal do Paraná.

Vivendo sozinha, em uma cidade totalmente diferente da sua, dedicou-se inteiramente ao curso e logo emendou um doutorado. Em 2012, começou a trabalhar na Uninter como tutora do curso de Gestão de Recursos Humanos. Hoje, é coordenadora do curso nas modalidades semipresencial e de educação a distância.

Lúcia

Lúcia saiu do interior de São Paulo para tentar a sorte em Curitiba. Logo conseguiu seu primeiro emprego, em uma empresa que presta serviços para a Uninter e, com o primeiro salário, pode trazer também seu marido e os três filhos para a cidade. Em poucos meses, se destacou e foi contratada como recepcionista da sede corporativa da instituição. No mês seguinte, iniciou sua primeira graduação, no curso de Secretariado Executivo. Hoje, Lúcia cursa Administração e atua como secretária do setor executivo da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *