Monitores acadêmicos podem ser soluções para eventuais problemas no aprendizado

Autor: Karla Marcolin - Estagiária de Jornalismo

O acesso à educação pode ser dificultado por uma série de diferentes fatores. Um deles é falta de intermediações entre aluno e professor, problema que vê nos monitores acadêmicos uma possível solução.

A acadêmica do curso de Pedagogia da Uninter Glaucia Severo de Castro Diniz é autora do artigo Breve reflexão prática sobre a importância da monitoria na educação de jovens e adultos (EJA). Publicado no Caderno Intersaberes em 2021, o texto revela que os monitores escolares são cruciais no processo da aprendizagem. A proposta de trabalhar com tais profissionais compreende que o aprendizado deve aliar a teoria com a prática, com qualidade e comprometimento.

A implantação de programas de monitoria na educação tem como missão ofertar compreensão e apoio durante o aprendizado do aluno, mediante um diálogo de permanente motivação educacional. O suporte oferecido pelo monitor pode ser visto como um estímulo à reflexão e confiança, estabelecendo um vínculo com aluno-aprendiz.

O perfil do monitor deve ser flexível e adaptar-se às condições dos aprendizes. Esse profissional é um estudante de graduação que viabiliza o desenvolvimento de habilidades e potencialidades, auxilia o docente titular na produção de estratégias didáticas que facilitem e permitam a introdução dos alunos na elaboração do saber e media a aprendizagem dos colegas.

A monitoria acadêmica é uma modalidade e ferramenta de experiência educacional inovadora, auxiliando a cooperação entre alunos e professores na troca de conhecimento, proporcionando uma aprendizagem dinâmica, envolvente e concreta. O monitor é o responsável pelo primeiro contato do aluno com o mundo da docência.

A monitoria participa das aulas, acompanha avaliações e provas, formula pesquisas e materiais didáticos, apresenta novas formas estratégicas de fixação do conteúdo, atua como mediador e incentivador no processo do ensino e da aprendizagem e estimula a pesquisa científica.

Com estratégias de monitoria, espera-se que o profissional chegue ao mercado de trabalho de forma qualificada e segura, retribuindo com um ensino prático e dinâmico. Lembrando que esse auxiliar não substitui o papel do professor na educação, mas servindo como um mediador nas diferentes etapas do processo de ensino e aprendizagem.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Karla Marcolin - Estagiária de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Yan Krukov/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *