Mestrando cria blog para ampliar discussão sobre meio ambiente nas escolas

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

O meio ambiente é um assunto que tem ocupado espaço tanto na mídia quanto na esfera política pela preocupação com o futuro do planeta. A lei 9.795, de 1999, traz a obrigatoriedade da presença da educação ambiental nas escolas de todos os níveis. Foi desse ponto que Elionai Robinson, mestrando em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, partiu para a sua dissertação, sob orientação do professor Mario Sergio Cunha Alencastro.

Em seu trabalho científico, Elionai tinha como objetivo propagar a ideia do cuidado com o meio ambiente e entender qual o papel que este assunto ocupa nas escolas. “Todos nós sabemos da relevância da temática ambiental, mas ainda não tem a importância que deveria nas escolas”, revelou o mestrando ao explicar sua dissertação.

Elionai fez uma pesquisa com professores de cursos técnicos em administração no ensino médio, área em que também atua. Os professores foram perguntados se davam a devida relevância ao assunto do meio ambiente e se conheciam a lei 9.795/99.

As respostas das entrevistas feitas pelo mestrando apontaram que metade dos professores entrevistados não sabiam da obrigatoriedade do ensino de educação ambiental em todos os níveis escolares. Apesar de não terem esse conhecimento, metade tratava de temáticas ambientais em sala, e, segundo o mestrando, não souberam dizer se os alunos reconheciam que o assunto era abordado.

O mestrado de Elionai resultou na produção do blog Educação Ambiental. “Mas por que o blog? Porque ele é um meio democrático. Os professores podem alterar quando necessário e os alunos podem ter maior contato e interação com o conteúdo”, comentou Elionai.

Em seus levantamentos verificou que metade dos alunos dos colégios pesquisados frequentavam blogs com frequência. O que deu o embasamento necessário para a criação do blog sobre meio ambiente. Como complemento, o mestrando montou uma apostila com cursos e outras ferramentas para que os professores das escolas trabalhem assuntos ambientais em sala de aula.

A defesa da dissertação de Elionai foi no campus Divina Providência da Uninter, em Curitiba (PR), no dia 5.dez.2019. “Foi sofrido, o apoio e incentivo do professor Mario e da professora Siderly foram fundamentais para que eu terminasse, além do apoio da minha família”, comentou o agora mestre em educação e novas tecnologias.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *