Claquete, o programa da Rádio Uninter que fala de cinema sem o azedume dos críticos

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Os filmes fazem parte do nosso dia a dia, seja por referências em propagandas, pelas conversas nos corredores do trabalho e da faculdade ou durante as refeições. Uma hora ou outra, surge o assunto, e todos temos uma opinião sobre o assunto.

Quem nunca ouviu dizer que críticos de cinema e outras artes são apenas artistas frustrados? Ou que são azedos e chupam limão? Bom, esse é um dos jargões usados pelo professor André Corradini, dos cursos de Comunicação da Uninter, em seu programa na Rádio Uninter, o Claquete, onde se fala sobre filmes “sem o azedume dos críticos”.

No primeiro episódio, que foi ao ar no dia 23.out.2019, Corradini e as estudantes de Jornalismo Ariadne Helena Körber e Jaqueline Correia Deina trazem um debate atual sobre o cinema. O tema surge devido aos comentários de grandes diretores, que afirmam que filmes como os da Marvel não são cinema, e o debate entre os comentaristas vai para a questão de o que é ou não cinema.

Fugindo um pouco das polêmicas, a edição de 06.nov.2019 aborda os filmes de terror, suspense e helloween, devido a proximidade com o dia das bruxas, comemorado no dia 31.out.2019. Os comentaristas falam desde os clássicos do terror, como O Exorcista, até filmes trash (lixo) como Ataque dos Vermes Malditos.

A estreia das transmissões ao vivo do Claquete foi em sua terceira edição, que falou sobre animações, desde os clássicos da Disney e da Pixar até os consagrados longa metragens do Estúdio Ghibli. E foi debatida a ideia equivocada de que filmes de animação são somente para crianças.

Um dos filmes cults em debate no Claquete foi Blade Runner – O Caçador de Andróides, que se passa em novembro de 2019. Corradini e Ariadne aproveitaram para debater sobre o original, lançado em 1982, e sua sequência tardia, lançada em 2016, Blade Runner 2049 no quarto episódio do programa. Foi ressaltado o fracasso de bilheteria do primeiro filme e suas inúmeras versões.

E nem só de cinema hollywoodiano se fala no Claquete. Na quinta edição, os comentaristas falaram sobre o cinema brasileiro. Entre os altos e baixos da produção nacional, foi falado das duas únicas indicações ao Oscar do filme Central do Brasil, e sobre os filmes nacionais que tiveram repercussão ao redor do Globo.

Para antecipar o lançamento do filme mais recente da saga Star Wars (Guerra nas Estrelas), o Claquete falou sobre os dez filmes já lançados. Além de debater sobre as mensagens trazidas na saga e as reflexões que ela fomenta, e sobre os personagens mais conhecidos.

Você pode acompanhar as transmissões ao vivo do Claquete todas as segundas, às 17h no Facebook da Rádio Uninter e em seu site. As reprises são às terças, 20h, além de todos os episódios citados nesta matéria estarem disponíveis no Mixcloud.

Embed HTML not available.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estudante de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *