Mês da solidariedade incluiu visita à APAE de Santa Felicidade

Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo

Setembro foi marcado pela 5º Mostra Nacional de Responsabilidade Socioambiental, ação de abrangência nacional idealizada pelo Instituto IBGPEX, braço socioambiental da Uninter. O polo Carlos Gomes da instituição, por exemplo, realizou inúmeras ações ao longo do mês em Curitiba. A visita à unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do bairro Santa Felicidade foi umas dessas ações, no dia 23.

O objetivo da APAE é promover a integração da pessoa com deficiência. Alunos e professores dos cursos de Pedagogia, História e Ciências Contábeis participaram da visita. O objetivo dessa ação foi proporcionar esclarecimentos e sensibilização na comunidade acadêmica sobre o trabalho desenvolvido pela APAE e as necessidades e potencialidades das pessoas com necessidades educativas especiais.

Durante a ação, um dos coordenadores da instituição explicou as atividades desenvolvidas no local que abria 37 moradores, entre jovens e adultos. Em Curitiba, três unidades da APAE atendem jovens a partir dos 16 anos. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer vários moradores e suas mães sociais, entregaram doações e conheceram a instituição.

A coordenadora do polo da Carlos Gomes, Sandra Regina Kmita, destaca que essa atividade foi diferente e que colaborou muito para o aprendizado dos participantes. “Foi uma atividade bastante diferenciada, pois muitos participantes não tinham conhecimento do trabalho realizado nas APAE’S e puderam interagir com residentes com necessidades especiais daquela unidade”, comenta a coordenadora.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *