FEIRATECA

Meio biblioteca, meio feira, um espaço para trocar livros e saberes

Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Segundo as estatísticas, o brasileiro não chega a ler nem 3 livros por ano. Isso é pouco para um país que tem grandes nomes na literatura, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, além de diversos autores interessantes em outras áreas. Essa baixa disposição para a leitura é entendida por muitos pesquisadores como uma característica cultural, relacionada à qualidade ruim da educação pública e à preferência do brasileiro pela comunicação oral.

Para incentivar a leitura e a circulação de livros, a Uninter está organizando entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro feira de livros, chamada Feirateca, e uma palestra em comemoração à semana do livro. Em frente às entradas das 4 bibliotecas dos campi Divina, Garcez, Tiradentes e Carlos Gomes, em Curitiba (PR), foram colocadas caixas de “troca de livros”. Todos estão convidados a pegar um livro e deixar outro.

A coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas Uninter, Vanda Fattori Dias, explica a proposta: “Todo ano nós fazemos alguma atividade para comemorar essa semana, e dessa vez, além da Feirateca, dia 31 nós vamos promover uma palestra no Garcez, às 19h, sobre inteligência artificial, com os professores Luciano Medeiros e Jailson Araújo”.

Apesar da presença crescente das tecnologias digitais em nossas vidas, Vanda acredita que as bibliotecas físicas não perderam a sua importância. Elas seguem na tarefa de disseminar o prazer da leitura.

“Nós procuramos sempre comemorar quando há oportunidade, trazendo algum palestrante, ou fazendo alguma exposição para que essa data seja lembrada. Acho muito importante, o livro faz parte da vida de uma pessoa, e mesmo agora com os livros digitais, não é a mesma coisa de ter um livro físico em mãos, é uma sensação diferente”, conclui.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *