Da tentativa de suicídio aos palcos, as revelações de Flora Wonder

Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo

Entre os dias 23 e 25 de outubro, estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uninter, realizaram a Semana Acadêmica de Comunicação, no campus Tiradentes, em Curitiba (PR). E, como acontece todos os anos, os alunos se reuniram em equipes para organizar um evento memorável.

Para abrir a semana, a primeira convidada foi a drag queen e militante LGBTI Flora Wonder, que animou a plateia. Sua performance começou com um lipsync (dublagem de músicas) e foi seguida por uma fala em que ela compartilhou momentos marcantes de sua vida. Além do público que estava presente no auditório, estudantes da modalidade a distância puderam acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do evento no Facebook.

Flora contou como foi se assumir para seus pais, ainda na adolescência, e o medo que sentia diante de sua reação. “Ninguém vê a realidade de quem está lá, vestida de drag, como pessoa. Aos 15 anos, eu não era assumido porque tinha muito medo do que os outros iam falar de mim, eu tinha medo da minha família. Por esse medo que eu não me assumia, ficava preso dentro de mim”, relata.

O medo de enfrentar a reação da sociedade é uma grande barreira para pessoas como Flora. E, no seu caso, teve consequências drásticas. “Eu tive depressão e junto com ela veio a tentativa de suicídio. Eu tentei me matar. Fiquei internado cheio de tubos, mas depois tudo isso passou”, explica a drag.

Demorou, mas Flora conseguiu se aceitar. Quando começou a se montar de drag queen ela se tornou capaz de realmente se ver como pessoa. E, principalmente, como alguém importante na vida das pessoas que a rodeiam.

Para finalizar seu show, Flora levou para o palco alguns professores e alunos que estavam na plateia: as professoras Máira Nunes e Márcia Boroski, os professores Guilherme Carvalho e Matias Peruyera, além dos alunos Eduardo Igor (Jornalismo) e Stefany Bodziak (Publicidade e Propaganda). Com muita animação, Flora encerrou sua participação com uma apresentação que foi aplaudida de pé por todos que a assistiram.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *