Mais seguro e sustentável, Unintertech inicia processo de diplomação digital

Autor: Natália Schultz Jucoski – Assistente de Comunicação Acadêmica

Agilidade, segurança e sustentabilidade são algumas das vantagens do diploma digital. Pensando nessas facilidades, em 2024 a Unintertech iniciou o processo da diplomação digital dos alunos concluintes. A partir de agora, a emissão de diploma dos cursos técnicos será no formato online.

Diretora da Unintertech, Christiane Kaminski cita que a Uninter se preocupa com a segurança e com a confiança que deve assegurar aos seus estudantes que irão ingressar no mercado de trabalho. “Sua importância está relacionada à modernização dos processos, redução de custos, agilidade na entrega do documento, segurança contra fraudes e contribuição para práticas sustentáveis”, explica.

Quando comparado com o diploma físico, o diploma digital possui várias vantagens. Por ser em formato online, não há gasto de papel para a impressão, a entrega é mais rápida, o acesso e o compartilhamento se tornam mais fáceis. Esses diplomas são assinados digitalmente, garantem a autenticidade do emissor e a integridade do conteúdo. Além disso, existem chaves de segurança autenticadas que reduzem o risco de fraudes, aumentando a segurança tanto para a instituição quanto para os alunos.

A validação utiliza a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), que gerencia os certificados digitais e as chaves públicas e privadas que são necessárias para validar esses diplomas. Além disso, essa validação verifica se a autoridade certificadora que emitiu o diploma é confiável. “O diploma digital tem a mesma validade jurídica que o documento impresso. Dessa forma, os profissionais formados poderão usufruir de todos os seus direitos sem qualquer prejuízo”, afirma Christiane.

A analista de operações acadêmicas da Uninter Arabela Alves foi quem realizou os processos administrativos para efetivar a viabilidade do diploma digital junto à Secretaria de Educação do Paraná. Ela explica que o processo envolveu uma cuidadosa integração de informações no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional Tecnológica (SISTEC), garantindo a legalidade e o reconhecimento dos diplomas digitais.

“Trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Educação e a Secretaria Acadêmica para consolidar os procedimentos necessários, onde a escola faz o relatório final dos alunos concluintes, que é o primeiro passo para a tramitação do diploma”, conta.

O acesso dos alunos concluintes aos seus diplomas digitais será bem simples. Após a emissão, basta acessar a plataforma de diplomas por meio do link da Secretaria Digital da Uninter (https://secretariadigital.uninter.com/login) e realizar a impressão.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natália Schultz Jucoski – Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Milindri/Getty Images


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *