Uninter aplica primeiro teste IELTS neste sábado

Autor: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica

A Uninter firmou uma importante parceria com o International English Language Testing System – IELTS (Sistema internacional de avaliação em língua inglesa, em tradução). Em parceria com o British Council (Conselho Britânico), responsável pelo gerenciamento do teste, o centro universitário assume a aplicação da prova em Curitiba (PR), no campus Garcez. A primeira aplicação acontecerá neste sábado (27), já com as inscrições encerradas.

O IELTS é um dos exames de proficiência em língua inglesa mais reconhecidos no mundo. Ele não aprova ou reprova os candidatos, mas apenas os classifica conforme seu nível de desempenho nas provas. Criada em 1989, a avaliação reúne cerca de 3,5 milhões de participantes por ano, distribuídos em 4 mil centros de aplicação em 140 países.

A prova é a mais recomendada do mundo como certificado de proficiência em inglês para pedidos de imigração, admissão em universidades e processos seletivos. O teste é aceito por praticamente todas as instituições acadêmicas do Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e União Europeia, além de mais de 3 mil instituições dos Estados Unidos.

“A gente quer estimular o nosso público de estudantes e de professores a se envolver mais com atividades de internacionalização, seja de estudo, pesquisa ou trabalho. E, para isso, ter certificações internacionais é muito importante para poder acessar programas internacionais como estudante, pesquisador ou profissional. Uma certificação, muitas vezes, é uma condição, um pré-requisito”, explica o professor da área de Línguas da Uninter, Jeferson Ferro.

A recomendação para a parceria foi sugerida pelo fundador e presidente do Grupo Uninter, Wilson Picler, ele próprio tendo experiência como candidato da prova para estudos fora do Brasil. A Uninter foi selecionada como aplicadora do teste após aprovada em edital conduzido pelo British Council, em Curitiba.

“A Uninter aplicar o teste é uma prova de que realmente tem também um nível muito grande acadêmico e administrativo, uma competência muito grande que é reconhecida pelo British Council como uma instituição capaz de ser um aplicador do teste”, destaca Jeferson, também coordenador dos projetos de línguas junto ao setor de Internacionalização da Uninter.

Como funciona o teste

As inscrições para o IELTS, tanto em Curitiba quanto para outras localidades, são feitas pelo site do British Council Brasil, no valor de R$ 1.265. Nele, o candidato seleciona o tipo de prova de seu interesse (de acordo com a finalidade do teste) e a data para realização do exame. As próximas datas em Curitiba estão previstas para 17 de fevereiro e 2 de março de 2024, com a expectativa de cerca de duas aplicações por mês a partir de março.

O teste contempla quatro áreas: escuta, leitura, escrita e fala do participante. Não é necessária uma pontuação mínima para ser aprovado, uma vez que os resultados variam de 0 (desistente) a 9 (especialista), considerando que cada instituição internacional estabelece sua nota de corte para o ingresso de candidatos. A validade da prova é de dois anos, com possibilidade de prorrogação para candidatos que comprovarem contato direto com a língua.

Além de Curitiba, o IELTS é aplicado em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Zinkevych/Getty Images


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *