Livros pela saúde da mulher: polo Uninter Maringá realiza ação de combate à pobreza menstrual

Autor: Sandy Lylia da Silva – Estagiária de Jornalismo

A menstruação é um fenômeno biológico natural e saudável, porém milhões, entre meninas, adolescentes e mulheres, não têm acesso a itens básicos para garantia da higiene menstrual. A falta de recursos como absorventes ou coletores menstruais, banheiros, saneamento básico e conhecimento necessários para vivenciar a menstruação de modo adequado é denominada pobreza menstrual.

Segundo dados de maio de 2021, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), quatro milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas e 713 mil meninas vivem em lares sem banheiro ou chuveiro no Brasil.

Quando falamos de pessoas em situação de vulnerabilidade, a situação fica ainda mais grave, pois muitas acabam por administrar seu período menstrual improvisando, com a utilização de jornais, panos, papel higiênico e até miolo de pão para deter o fluxo menstrual, comportamentos que podem provocar infecções e outros problemas graves de saúde.

Para ajudar a amenizar este cenário, e marcando o mês que atribui atenção especial à saúde integral da mulher, o Outubro Rosa, a gestora do Polo Uninter de Maringá, Diene Eire dos Santos Carneiro, realizou uma campanha de arrecadação de absorventes higiênicos que contou com a ajuda de estudantes da casa e instituições, como o Instituto ELA, instituição formada por educadoras, Agência Mulher Sicoob, primeira agência destinada ao atendimento de mulheres em Maringá, e VG Educacional, uma empresa que oferece soluções educacionais na era digital.

Diene é uma das representantes do Instituto Ela, de onde surgiu a iniciativa da ação social que tem por objetivo ajudar adolescentes e mulheres em estado de vulnerabilidade. “Muitas adolescentes e mulheres não têm condições financeiras de comprar absorventes e acabam por abandonar seus afazeres e compromissos sociais por vergonha de serem expostas em seus períodos menstruais”, relata ela.

Além das doações geradas através das parcerias firmadas, a comunidade local pôde contribuir participando de uma ação promovida pelo polo, que ofertou a troca de dois pacotes de absorventes higiênicos por um livro didático da Editora Intersaberes, com diversos títulos disponíveis. Estudantes da Uninter também contribuíram, entregando suas doações diretamente no polo. “Divulgamos entre nossos alunos via WhatsApp, para doarem no polo diariamente, inclusive alunos ingressantes na aula inaugural e alunos egressos”, fala a gestora.

A campanha ocorreu entre os meses de agosto e setembro e conseguiu arrecadar o total de 4.004 pacotes de absorventes. A instituição beneficiada foi a ONG Sopão da Jô, que atende centenas de mulheres em situação vulnerabilidade em Sarandi e Maringá, as doações foram entregues no dia sete de outubro. “Conversei com a própria Jô, que ficou muito feliz e grata, com a doação, pois segundo ela, existe bastante necessidade”, diz Diene.

Foi a primeira vez que a gestora realizou esse tipo de ação, e se surpreendeu com a adesão masculina. “Parte dos doadores foram homens, o que muito nos alegrou, por terem consciência da importância desta ação”, explica ela.

Diene quer tornar a campanha de arrecadação de absorventes uma ação anual do Polo Uninter Maringá, pois segundo ela não apenas o ato de doar é importante, mas também instigar empatia da comunidade ao redor.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sandy Lylia da Silva – Estagiária de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


2 thoughts on “Livros pela saúde da mulher: polo Uninter Maringá realiza ação de combate à pobreza menstrual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *