SAÚDE

Lembre-se de tomar a vacina contra o sarampo

O sarampo é altamente contagioso e a transmissão ocorre por via aérea, de modo que a melhor forma de combatê-lo é com a imunização. Então, se você ainda não conferiu se a sua vacina está em dia, não adie mais. Procure a unidade de saúde mais próxima, pois a vacina é gratuita.

Se você não tem mais a sua carteirinha para conferir, fique tranquilo. Para conseguir o histórico de vacinação e fazer a segunda via da carteirinha, basta procurar o posto de saúde onde as recebeu. Os profissionais da unidade vão resgatar as informações na ficha de registro, onde todas as vacinas aplicadas são anotadas. Caso não seja possível acessar a unidade em que tomou as doses, é possível tomar algumas vacinas novamente de acordo com a faixa etária e indicações.

Na segunda-feira (7), o Brasil iniciou nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Embed HTML not available.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *