Laboratórios inovadores ampliam práticas dos futuros químicos da Uninter

Autor: Natália Schultz Jucoski – Assistente de Comunicação Acadêmica

Atividades práticas são importantes para que o conhecimento teórico seja aplicado em atividades reais. Um exemplo disso é o curso de bacharelado em Química da Uninter, que oferece oficinas práticas aos alunos. A instituição disponibiliza seis laboratórios, localizados em várias regiões do Brasil, que ampliam os conhecimentos e aprimoram as práticas dos futuros químicos.

Os Laboratórios Presenciais de Apoio Didático (LAPADs) servem para realizar todos os experimentos necessários de química geral, química orgânica e inorgânica, até normas de segurança em laboratório e práticas analíticas. Esses seis laboratórios destinados para os estudantes de química estão situados nas cidades de Curitiba (PR), São Paulo, São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). A cada oficina realizada, participam em média 20 estudantes.

Durante as aulas nos LAPADs, os alunos contam com a orientação de professores capacitados para ensinar aos futuros profissionais a manusear e calibrar vidrarias e equipamentos, a realizar técnicas físico-químicas para análise de água, a sintetizar produtos importantes (como a aspirina), a extrair substâncias orgânicas de materiais vegetais (como a clorofila), entre outros processos. Os estudantes têm toda uma infraestrutura de segurança e de alta tecnologia para que possam desenvolver os experimentos com qualidade.

Para que esses experimentos sejam realizados de maneira apropriada, os alunos têm acesso a todos os produtos químicos necessários, como bases concentradas e reagentes, algumas inclusive controladas pelas polícias Civil e Federal, e até mesmo produtos controlados pelo Exército.

Essas concessões são feitas a partir de uma solicitação por meio de uma consultoria, a qual faz o processo burocrático e de acompanhamento jurídico junto ao órgão responsável pelo controle do produto necessário para usar nos experimentos em laboratório. Depois de receber o certificado de registro, a licença do produto químico requisitado é assegurada para sua compra e uso. O LAPAD de São Paulo é o primeiro laboratório da Uninter com concessão de produtos controlados pelo exército para realizar certos experimentos, os quais são essenciais e ajudam a aprofundar o conhecimento dos profissionais em formação.

“A cada período, que pode ser mensal ou trimestral, nós declaramos o que foi comprado e consumido. Além disso, existe um sistema de monitoramento com câmeras em todos os LAPADs com acesso restrito ao espaço onde esses produtos ficam armazenados”, explica a coordenadora de laboratório e professora da área de exatas, Gabriele Kuhn Dupont. A responsável técnica ainda destaca a importância de uma instituição de ensino como a Uninter ter essa responsabilidade técnica para que os produtos químicos sejam armazenados, consumidos e descartados com supervisão e segurança.

Além da questão da responsabilidade técnica, o aluno do curso de Química da Uninter, com o seu diploma, tem a oportunidade de atuar como profissionais registrados no Conselho Regional de Química (CRQ) com 13 atribuições. Segundo a coordenadora do curso, Flávia Sucheck, essas atribuições garantem ao estudante atuação na área industrial. “Além de supervisão, responsabilidade técnica, perícias, laudos, análises em laboratório, os profissionais podem trabalhar com controle de processos e viabilidade técnica econômica”, exemplifica.

A Uninter como uma instituição consciente também está em processo de registro enquanto pessoa jurídica junto aos CRQs. Os LAPADs de São Paulo e São José dos Campos já têm esse registro. Para a diretora da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL), Dinamara Machado, esses processos de registros das LAPADs no CRQ permitem estar próximos trabalhando de maneira responsável junto ao órgão que recebe e acompanha os futuros químicos com excelência em sua caminhada profissional.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natália Schultz Jucoski – Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *