MARKETING

Juntar um monte de publicitários dá nisso: tempestade

Na última terça-feira, 23 de abril, alunos de Publicidade e Propaganda da Uninter receberam a visita do redator do Departamento de Marketing da instituição, Rogério da Costa Teixeira. Ele conversou com os alunos sobre o dia a dia do seu trabalho.

Rogério atua há 2 anos na Uninter, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento de conceitos da comunicação da empresa e assina toda a parte textual, tanto nas campanhas internas quanto externas da instituição.

Durante a palestra, ele explicou aos alunos sobre a função do redator publicitário, e mostrou trabalhos realizados ao longo de sua carreira em campanhas nas áreas de segmento automobilístico, saúde, alimentício e vestuário.

Rogério iniciou sua trajetória como publicitário na função de produtor eletrônico, trabalhando com produção de comerciais. Depois passou a atuar como redator do departamento de criação em uma agência de Maringá (PR). Em 2015, quando chegou a Curitiba, trabalhou em uma House e desde 2017 faz parte do marketing da Uninter.

Ele iniciou sua fala ressaltando aos alunos a importância de atuar na área comunicacional ainda no período acadêmico, pois o mercado de publicidade oferece oportunidades únicas. “Quanto antes você entrar na área, melhor. Esperar terminar o curso para começar a ingressar na área pode ser mais difícil. Então, surgiu uma oportunidade, tem que aproveitar”, explicou Rogério.

Para muitos jovens publicitários, os “desafios criativos” da profissão podem assustar. Rogério explicou que muitas vezes as ideias das campanhas publicitárias surgem em reuniões, através de brainstormings [tempestade de ideias, em inglês], quando cada integrante da equipe contribui com os insights que consegue associar à campanha. “Muitas vezes os conceitos criativos já vêm pensados e a gente desdobra lá dentro, e às vezes o conceito é criado ali, mas muitas vezes é pensando em conjunto através de brainstormings”, comenta.

Em 2017, a instituição apostou em um novo protagonista para integrar suas campanhas publicitárias. Rogério comentou sobre a escolha do apresentador Otaviano Costa, e como se decidiu o nome que iria carregar a marca da instituição.

“Foi feita uma pesquisa para entender qual personalidade poderia ser chamada para agregar algo pra marca e que tivesse uma identificação forte com o perfil da Uninter. Surgiram alguns nomes e começamos a fazer um trabalho intuitivo de analisar quanto aquela personalidade poderia se encaixar com a marca, e percebemos que o Otaviano refletia os valores que a Uninter gostaria de passar”, explica.

O fato de o apresentador ter educadores em sua família, associado a valores e ao poder de comunicação que ele representa ao público, foi decisivo para que a Uninter decidisse apostar nele. “Trazer uma personalidade famosa envolve não só o impacto que ela tem, mas os valores que ela transmite para as pessoas no seu dia a dia. Então o nome do Otaviano surgiu por ter uma trajetória na família de educadores e por ser uma pessoa da comunicação. O departamento de marketing decidiu acreditar nisso e fez essa parceria, que tem dado muito certo nas campanhas publicitárias e nas redes sociais”, completa o redator.

Outra personalidade em quem a Uninter investiu para integrar o time foi a do rei Pelé, que se tornou o embaixador dos cursos desportivos de pós-graduação da instituição. Rogério destacou a importância de trazer uma personalidade de nível mundial para o ramo educacional.

“É um ícone conhecido mundialmente, com toda a história e conquistas dele dentro do esporte. A Uninter buscou trazer esses valores para os cursos, junto com o respeito e a ‘brasilidade’ que ele tem muito fortes. A instituição tem a visão de se expandir cada vez mais e de levar a educação para todos os cantos do Brasil, sendo de extrema importância essa imagem”, analisa Rogério.

Por fim, ressaltou sua satisfação em trabalhar no Departamento de Marketing da Uninter, que busca levar a educação para todos as regiões do Brasil. “Fazer parte do marketing tem um valor muito grande por que é uma forma de integrar o trabalho que todo mundo faz, professores e colaboradores, junto com os demais alunos que estão em diversos cantos do Brasil e até fora do país. Pra mim, pode fazer marketing de um produto como a educação faz com que meu trabalho tenha um valor muito maior”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Diego Augusto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e Diego Augusto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *