Jovens aprendizes recebem orientações sobre segurança pública e defesa pessoal

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Mais de 2,1 mil ocorrências foram registradas pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) em 2023. Os dados incluem ameaças, vias de fato, lesão corporal, abordagem a suspeito e desacato, que foram apresentados pelo Capitão Veterano Periguary Dias Fortes, junto do Grão Mestre Edson Carlos de Oliveira, durante o Seminário sobre Segurança Pública para a turma do Programa Jovem Aprendiz, promovido pelo Instituto IBGPEX em parceria com a Uninter.

Os profissionais abordaram tópicos como o conceito e doutrina de segurança pública; segurança nas instituições de ensino, nos transportes públicos, vias públicas, shows e baladas; violência familiar; e como se comportar diante de abordagem policial. A iniciativa aconteceu no campus Garcez do centro universitário, em 1º de março.

Há 27 anos servindo a PMPR em diferentes setores, Periguary diz que o objetivo é disseminar informações gerais para que os jovens possam “entender o processo de polícia comunitária e, como cidadãos, estarem preparados para colaborar com os agentes de segurança, no sentido de tornar a individualidade e coletividade mais seguras”.

Segundo Edson Carlos, o que mais ocorre com a população em geral são os pequenos furtos, como o celular, assim como a violência dentro das escolas e a violência doméstica, que acontece todos os dias. Por isso, a importância do conhecimento básico sobre órgãos que devem ser acionados e como agir em casos de emergências.

O Grão Mestre fez uma demonstração de estratégias de defesa pessoal. Professor credenciado pela Polícia Federal no seguimento de instrução em escolas profissionalizantes e segurança privada, ele criou o método brasileiro do Karatê Shubu-Dô. Com o intuito de trabalhar a defesa pessoal rápida e objetiva, hoje já contabiliza 67 academias filiadas, que executam os treinamentos.

“Colaborou muito para a conscientização sobre a segurança pública, ajudando nossos jovens na construção de uma sociedade mais segura. Os palestrantes forneceram informações que visam promover a participação da comunidade, combater estereótipos e preconceitos, além de facilitar a troca de conhecimento de boas práticas”, salienta a gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki.

Os profissionais lembram do Artigo 144 da Constituição Federal que diz que a segurança pública é “dever do Estado, direto e responsabilidade de todos”. “Foi um verdadeiro momento de cidadania”, destaca a instrutora de aprendizagem dos jovens aprendizes, Shirley Schade.

Davi Victor Duarte, 17 anos, é aprendiz no setor Jurídico Acadêmico da Uninter e afirma que já sofreu roubo em um ponto de ônibus. Na época não tinha as informações necessárias e não soube como agir, mas agora acredita que irá buscar por mais conhecimento e ficar atento sobre a questão.

“Foi essencial, principalmente no ambiente de trabalho. Normalmente o que mais se fala no ambiente corporativo e escola, são emergências de fogo, então [nesses casos] temos todo um preparatório. O que mais me chamou atenção é que há várias formas de se defender, algumas mais eficazes que outra. Embora a gente sempre tenha o pensamento de saber o que fazer, nem sempre vai ser o ato correto estratégico, e acaba correndo perigo de vida”, afirma.

A aprendiz Ana Clara Terlecki, 18 anos, atua no setor de Cobrança e também lembra de um episódio em que foi assaltada. “Eu fiquei sem reação, paralisada. Penso que se eu tivesse assistido a essa palestra antes, poderia ter me prevenido, porque eu estava exposta. No ambiente corporativo achei interessante até para conseguir orientar quem não sabe e realmente sair da situação. Acho que todo mundo aprendeu muito bem a como reagir”, conclui a jovem.

Interessados em conhecer mais e realizar os treinamentos do Karatê Shubu-Dô pode encontrar a academia filiada mais próxima no site e acompanhar o que realizam também pelo Instagram.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *