Biblioteca presta homenagem às mulheres em exposição

Autor: Nayara Rosolen - jornalista

Em comemoração ao dia 8 de março, e para acolher e presentear as estudantes e colaboradoras que fazem parte da Uninter, a equipe do Sistema Integrado de Bibliotecas organizou uma Exposição em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontece no térreo do campus Garcez, em Curitiba (PR), das 8h às 20h, até o dia 8.

“A Biblioteca não poderia deixar de homenagear as mulheres nessa semana. O dia 8 de março significa grandes batalhas e sacrifícios, que mulheres corajosas e guerreiras lutaram e conquistaram. São mulheres do Brasil e do mundo todo. Não podemos afirmar que a batalha está totalmente ganha, mas as mulheres continuam na luta com todo fervor e amor”, declara a coordenadora da Biblioteca, Vanda Fattori Dias.

O surgimento da data, os marcos que levaram à sua criação e o que este dia significa atualmente foram expostos em um mural. Exibidas em uma projeção, estão as trajetórias de mulheres marcadas na história de diferentes áreas, como Malala Yousafzal, Enedina Alves Masques, Zilda Arns, Glória Maria, Frida Kahlo, Maria da Penha, Marta Silva, Cora Coralina, Tarsila do Amaral, Irmã Dulce, entre muitas outras.

“São pessoas que trouxeram uma colaboração e podem, de alguma forma, fazer as pessoas se identificarem ou mesmo terem como inspiração para os caminhos. Tiveram um papel muito importante, como a Malala, que inspirou muitas mulheres por tudo o que passou, simplesmente para poder estudar. Algo que muitos têm condição e não dão valor”, salienta a bibliotecária Norma Leal.

Um manequim presente no local tem o look trocado todos os dias, com a parceria que fizeram com a consultora de imagem e estilo Iza Vasques. Assim como os banners de mulheres, obtido com a colaboração da loja de roupas Miloka.

As primeiras mulheres a visitarem o local foram recebidas com bolachas personalizadas, chocolate, flores em decoração e mensagens de motivação, recepcionadas por Vanda, Norma, a bibliotecária Celia Vasques e a analista de biblioteca Joselia Zabroscki. A ideia é que, em meio à rotina de afazeres que os estudos e o trabalho exigem, possam ter um momento para perceberem e sentirem a importância que possuem.

As profissionais explicam que toda a equipe usa da sinergia que têm no dia a dia para promover eventos em comemoração e aproximação das pessoas. Embora o mundo tenha se tornado cada vez mais tecnológico, acreditam que a interação e a relação entre seres humanos não podem se perder.

No universo da biblioteca, acrescentam que, para além dos livros e das ferramentas tecnológicas, trabalham também com a gestão da informação e prestam todo o suporte necessário para os usuários e a instituição em que estão inseridas. “Estamos sempre lutando em busca de novas coisas e somos capazes de muitas”, conclui Celia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *