Jornada Acadêmica foca na capacitação e atualização de professores

Entre os dias 17 de janeiro e 1º de fevereiro, os professores dos cursos presenciais do Centro Universitário UNINTER participarão da Jornada Acadêmica, evento que visa preparar os docentes para o ano letivo de 2013.
Dentre os objetivos específicos da jornada estão proporcionar aos profissionais de Educação a integração de experiências e conhecimentos por meio de diversas oficinas, contribuir para a qualificação, proporcionando a atualização docente, buscando sempre o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, promover o pensar pedagógico que envolve a compreensão da realidade, a investigação e a formulação de opiniões, e manter o corpo docente preparado didaticamente, visando proporcionar um ensino de qualidade.

Segundo a professora Edna Liz Prigol, da equipe de Educação Corporativa, durante a jornada os professores participam de oficinas de capacitação para prática pedagógica. “Os professores ministrantes passam o conteúdo e realizam as atividades com os docentes para que possam vivenciar o conteúdo ministrado”. Os temas abordados nas oficinas são diversos, dentre planejamento de ensino, habilidades e competências, utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em sala de aula, técnicas de ensino, processo avaliativos, uso da internet na educação, relacionamento entre professor e aluno, entre outros.

Abertura traz palestra sobre relação dos professores com alunos com necessidade especiais

O primeiro dia da Jornada Acadêmica contou com uma palestra da coordenadora do Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Sianee), Leomar Marchesini, sobre os cuidados que os professores precisam ter com os alunos que possuem necessidades especiais em sala de aula e no desenvolvimento do material didático. “A palestra trouxe aspectos da legislação que ampara o aluno com deficiência, bem como trouxe números atualizados da quantidade de alunos dessa condição que o Grupo UNINTER possui em seus diversos cursos presenciais e a distância”, afirma a professora do curso de Administração, Rosinda Angela da Silva. “Deixo meus parabéns à professora Leomar que esclareceu todas as dúvidas colocadas pelos presentes”.

Para o professor do curso de Comunicação Social, Patrick Diener, a palestra ampliou a percepção dos professores a respeito dos alunos com deficiências. “Muito mais que apresentar nomenclaturas, o que pode parecer uma simples normatização quanto à etiqueta de tratamento destes estudantes, a professora Leomar mostrou as possibilidades de trabalho com os alunos, as diferenças entre as deficiências e o mais interessante: nos fez compreender quais as dificuldades que o aluno deficiente pode ter durante as aulas, realização de trabalhos e provas”, observa.

Confira fotos do evento:

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *