Itália convalida diploma de aluno de Marketing EAD da Uninter

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Gilbram Westarb Borgonovo concretizou nesta semana o sonho que perseguia desde 2014, ao concluir a graduação em Marketing em educação a distância do Centro Universitário Internacional Uninter, por meio do polo da instituição em Blumenau (SC). Na terça-feira, recebeu a tão esperada informação de que o seu diploma brasileiro estava convalidado na Itália, e agora poderá exercer a profissão na Europa.

Com cidadania ítalo-brasileira, Gilbram conta que o processo de validação foi bem difícil. Primeiro ele procurou se informar como isso funcionava e, diz ele, foi quando a lei mudou e não sabiam explicar direito como ele deveria proceder. “Tive que aprender tudo sozinho para entender como funcionava a lei”, explica.

Segundo ele, o primeiro passo foi buscar saber se o Marketing era regulamentado como profissão na Itália. Descobriu que não, o que deixou as coisas mais fáceis. Depois foi ao Consulado para entender como seria o processo. Teria de reunir comprovantes do ensino médio, autenticá-los e então partir para a documentação do curso superior.

“Mandei para a Uninter o meu diploma e o histórico escolar. Eles reconheceram assinaturas e me deram uma declaração com todos os dados e conteúdo programático da minha grade. Protocolei e enviei. É um processo bem extenso”, diz. Mas o esforço valeu a pena. Na terça-feira, ele recebeu a confirmação de que tinha conseguido a convalidação do diploma na Itália.

Segundo ele, a Uninter teve um papel importante na conquista da convalidação, porque só o fato de ter dupla cidadania não bastaria para o reconhecimento do título, apenas para residência e bolsa de estudo, por exemplo. Para ele, isso reforça o status da Uninter como uma instituição internacional, que oferece aos alunos oportunidades também fora do Brasil.

“A Uninter me ajudou muito, foi muito atenciosa. Me prestou todo suporte que precisei, inclusive com a declaração que é uma não padrão, mais complexa. Vi que buscaram entender o que era preciso para me ajudar e me informar da melhor maneira possível”, conclui Borgonovo.

Na final do Prêmio Santander

Em 2013, Gilbram participou do Prêmio Santander de Empreendedorismo com o projeto “Ecogol”, que consistia em plantar uma árvore a cada gol que os times parceiros do projeto fizessem. O projeto não pôde sair do papel, mas a experiência e o reconhecimento por ter sido semifinalista e ter ficado entre as melhores colocações do Brasil são incomparáveis, segundo ele.

O coordenador de operações dos cursos da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios, Elizeu Barroso Alves, orientou Gilbram no projeto e conta que a dedicação e a criatividade o fizeram chegar à semifinal. “O Gilbram é um visionário, um batalhador. Tenho acompanhando sua jornada desde 2013, quando eu o orientei no Prêmio Santander Universidades, e ficamos entre os cinco melhores projetos da Região Sul”, diz Elizeu.

Clique aqui para conhecer o projeto “Ecogol”.

Ficou interessado em convalidar seu diploma? Confira as dicas de Gilbram:

  • Veja se a profissão é regulamentada ou não no país de destino.
  • Separe o diploma e/ou histórico escolar do ensino médio com assinatura do diretor da escola e faça reconhecimento em cartório ou tabelião. Depois, é necessário obter o carimbo da Secretaria de Educação ou Núcleo, atestando a regularidade do documento, traduzido por tradutor juramentado.
  • É necessário ter o histórico escolar e o diploma Uninter com assinatura do reitor, também com assinatura reconhecida em cartório ou tabelião e traduzido por tradutor juramentado.
  • Buscar com a instituição o conteúdo programático das disciplinas, encadernado e acompanhado por declaração emitida pela instituição onde conste nome e sobrenome do estudante, a denominação do curso e o número de páginas do conteúdo programático. A declaração deverá ser traduzida para o idioma do país de destino com firma reconhecida.
  • Consulte a Convenção de Haia para entender como proceder em cada país clicando aqui.

 

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *