Comunicação é como um farol, diz pesquisador

 

Denise Becker – Estagiária de Jornalismo

Estudioso da representação da realidade no cinema e na televisão, o uruguaio Fernando Andacht considera que a realidade é apenas uma percepção humana e parcialmente real. “Mais do que nunca, são necessárias a teoria, a análise, a reflexão”, disse na quinta-feira (6) aos estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Uninter.

Andacht veio a Uninter convidado pelos professores Jefferson Ferro e Patrick Diener, para uma aula diferente aos alunos da disciplina de cinema e videodocumentário. O tema vai ao encontro da pesquisa de doutorado de Patrick, que já foi aluno de Andacht.

Ele explica que a disciplina é teórica e contempla a história e teoria do cinema. Segundo ele, há uma “linha tênue entre a realidade e a ficção dentro do audiovisual”, tornando indispensável a discussão no ambiente acadêmico.

Durante dez anos Andacht foi professor titular na Universidade de Otawa, no Canadá. Desde 2015 reside em Montevidéu, no Uruguai, e desenvolve suas pesquisas na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), cujo tema é “a representação do real com a idade de sua espetacularização da mídia”.

“Temos de pensar a comunicação como uma espécie de farol que guia e não uma encruzilhada. Um lugar de muita luz, que convida pessoas para as trocas e que as recebe, não como lugar de passagem, mas lugar de crescimento intelectual”, completa.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *