Palestra debate o uso da internet entre crianças e adolescentes

No mês de julho, o polo UNINTER, em Passo Fundo (RS), promoveu a palestra Uso seguro da internet para crianças e adolescentes. O evento foi aberto ao público e teve como objetivo mostrar que é possível que crianças e adolescentes utilizem a internet de forma segura, além de chamar a atenção para o fato de como os pais podem ficar atentos a isso.

Criada no final do século passado e promovendo transformações na vida pessoal, acadêmica e profissional das pessoas, a internet não é um mundo de maravilhas. A presença de conteúdo explícito, sexual e violento, de fácil acesso, preocupa pais e professores que percebem crianças e jovens conectados a todo o momento. Uma pesquisa da ONG britânica Internet Watch Foundation revela que este púbico produz e divulga conteúdos sensuais ou sexuais na internet. Cerca de 80% do material apurado é de jovens entre 16 e 20 anos. Porém, há a presença de jovens de até dez anos de idade.

Luciane Lopes, gestora do polo, explica que notou a necessidade de debater a questão pelo fato de que muitos alunos já atuam como professores e precisam saber como lidar com a situação do uso frequente da internet.

Para discutir o tema, foram convidadas as psicólogas Marta Schneider, especialista em tratamentos com crianças e jovens viciados no uso da internet , que sofrem ou sofreram algum tipo de exposição, e Vanessa de Souza, que trabalhou com esse tema na graduação e atua dentro do polo.

A conversa serviu para trabalhar com a conscientização e com ferramentas que podem ser utilizadas para prevenir casos de abuso, exposição e, até mesmo, sequestros e estupros. Segundo as convidadas, pais e professores têm a responsabilidade de conscientizar sobre essa questão, informando os perigos existentes no uso da internet.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *