Inteligências múltiplas, reciclagem, EJA, combate às drogas: tem de tudo nas lives da Educação

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

 

A Uninter segue com a campanha “Para a vida não parar”, com várias transmissões ao vivo, por meio das mídias sociais. O intuito é manter os alunos e a sociedade em geral atualizados sobre os mais diversos assuntos e temas das mais variadas áreas de ensino nesta época de isolamento social, em que todo mundo está se adaptando a novos hábitos, principalmente o de aprendizado. A página do Facebook da Escola Superior de Educação continua com uma programação diária de lives.

Educação

Na manhã da segunda-feira, 25.05.2020, o professor Bruno Simão, das áreas de Psicopedagogia, Educação Especial e Pedagogia, fez uma transmissão de um pouco mais de meia hora, falando sobre atividades para estimulação das funções executivas.

Segundo ele, essas funções são “um conjunto de habilidades complexas que nos permitem direcionar o nosso comportamento para metas, objetivos, flexibilizar estratégias, assim como a auto flexibilização de controlar impulsos, tomar decisões, realizar planos e resolver problemas”.

O profissional introduziu a temática, que será trabalhada tema a tema nas próximas semanas, dando dicas de materiais já prontos para o desenvolvimento desses processos cognitivos e exemplificando a aplicação disto nas tarefas do dia a dia.

No mesmo dia, só que no período da noite, as professoras Elaine Oliveira, Rita Turmann, Vanessa Queirós e Andréia Demossi se reuniram em duas lives para o debate de alguns assuntos envolvendo o ensino nesta época de pandemia. A primeira teve o assunto central acerca da teoria das inteligências múltiplas, desenvolvida na década de 1980 por um grupo de estudiosos da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner.

Durante 40 minutos, as profissionais da área puderam abordar vários tópicos sobre a questão, pontuando as diferentes formas de inteligência. Também falaram sobre a importância de um planejamento conjunto entre os professores na busca de valorizar cada um dos alunos com suas individualidades, focando nas soluções e não nos problemas. Além de maneiras de estimular estes estudantes em sala de aula.

Na segunda parte do bate-papo, o debate foi centrado nos professores e as aulas remotas. Neste momento a professora Mariane Kraviski, mestre de educação e novas tecnologias, juntou-se a discussão com as demais docentes. Mariane introduziu o assunto explicando a diferença entre os ensinos à distância (EAD) e o não-presencial.

“Pra nós parece tudo a mesma coisa, mas não é. A educação a distância é uma modalidade de ensino, está no nosso sistema educacional, na nossa legislação. O ensino não-presencial é uma medida que foi tomada emergencialmente para suprir a necessidade de educação, porque as escolas precisaram ser fechadas, devido a pandemia. Nós estamos ensinando online, que é diferente do ensino a distância”.

Diante disto, elas debateram várias questões desse novo cenário educacional e as mudanças metodológicas. As professoram também puderam sanar dúvidas daqueles que acompanhavam a transmissão ao vivo, dando dicas para os profissionais que estão passando por esse período de adaptação, utilizando diferentes dispositivos tecnológicos para transmitir o conhecimento. Também refletiram sobre as queixas dos pais que encontram dificuldade na hora de auxiliar os filhos nas atividades e estes conteúdos que são passados.

Estas transmissões contam com mais de cinco mil acessos e continuam disponíveis na página da Escola Superior de Educação da Uninter. Siga para acompanhar as datas e temas das próximas semanas.

Educação de Jovens e Adultos

A página de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Uninter também tem mantido os alunos por dentro de várias discussões neste período, utilizando as lives para transmitir os mais diversos conhecimentos para os estudantes. Na última quarta-feira, 27.05.2020, a coordenadora Maria Tereza conduziu três transmissões em sequência com as professoras Marjorie Wilt, Karina Martins, Cecília Pestana e Palma Karla, todas da área em questão.

A primeira live abordou a prevenção do uso de drogas, debatendo ações que produzem substâncias no cérebro e que geram os sentimentos de prazer e alegria. A conversa foi centrada principalmente nos adolescentes, que vivem uma fase de curiosidades e descobertas. Elas pontuaram a importância da presença dos pais na vida dos jovens, que devem orientar e mostrar formas simples no cotidiano de obter essas boas sensações, para que não as busquem em substâncias químicas.

Na segunda transmissão o assunto foi a sustentabilidade. As professoras falaram sobre os três R’s: reciclar, reutilizar e reduzir. Debateram a temática que vem desde o ano 1992, com a Agenda 21, que tinha como um dos seus princípios estas questões. Elas explicaram a sequência lógica dos três termos e o significado que cada um deles carrega. Debateram sobre como trabalham isto em sala de aula, como orientam ações mais sustentáveis e este papel de educa na conscientização e diminuição de consumo de utensílios plásticos descartáveis.

Para finalizar a noite, uma live sobre hortas e compostagem.  A transmissão começou com um quizz entre as próprias professoras, que foi conduzido pela coordenadora Maria Tereza. Nos primeiros minutos elas tentaram acertar o significado de alguns termos e também responderam sobre projetos de educação ambiental existentes, ou não, na região onde moram. Durante o bate-papo elas explicaram o processo de compostagem e falaram sobre a possibilidade de fazer uma composteira em espaços menores, como apartamentos.

Todos estes bate-papos ainda podem ser assistidos, acessando a página da EJA Uninter. Siga e acompanhe as próximas transmissões.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *