Instituto IBGPEX promove formatura virtual do programa Jovem Aprendiz

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

O dia 28 de agosto foi especial para a turma do programa Jovem Aprendiz. O Instituto IBGPEX, braço social da Uninter, capacitou 13 jovens no curso de assistente administrativo. Devido à pandemia, a formatura foi realizada de forma remota e transmitida ao vivo por meio do Facebook. O evento foi recheado de emoção e sentimento de dever cumprido, já que essa é a primeira capacitação dos alunos.

A turma, que iniciou há 11 meses, teve que se adaptar à modalidade EAD por causa do distanciamento social que iniciou em março. Segundo Ana Cláudia Cassiano, formanda e oradora da turma, os alunos se esforçaram muito desde o começo e o apoio dos professores foi essencial no processo de aprendizagem: “Graças ao apoio de toda a equipe do IBGPEX hoje sou uma adulta muito melhor”, afirma Ana, com sentimento de satisfação.

A professora Elaine Fernanda destaca que foi gratificante contribuir com a formação destes jovens: “É uma honra fazer parte desse projeto. O curso de Jovem Aprendiz é um diferencial na vida de cada um deles. Acredito que seja uma porta que abre para o mundo profissional desses jovens. Exige-se muito a experiência, mas, muitas vezes, eles não têm a oportunidade de ingressar no primeiro emprego. E esse projeto ensina conteúdo teórico e prático. Essa é a nossa quarta turma e com certeza muitos valores e ensinamentos foram agregados”, completa a professora.

A diretora do projeto, Adenir Fonseca dos Santos, recorda que o IBGPEX foi fundado há 15 anos pelo empresário Wilson Picler, e nasceu da vontade de fazer a diferença na sociedade. “Nós somos uma ONG habilitada pelo Ministério da Economia a desenvolver esse projeto. O curso de assistente administrativo tem certificação de 402 horas, o que é muito significativo para qualquer currículo. A grade contempla as principais questões profissionais, como ética, automotivação e relações interpessoais. Uma qualificação necessária para o jovem no mercado de trabalho”, avalia a diretora.

Adenir ainda ressalta que a parceria com a Uninter foi fundamental para o desenvolvimento da capacitação, principalmente neste momento de pandemia. “É uma turma que teve uma característica muito específica. Começamos no presencial e em função da pandemia tivemos que seguir em atividade remota. A Uninter, enquanto empresa, desenvolveu um excelente trabalho, disponibilizando o seu setor de RH, gestores e colaboradores”, completa a diretora.

Além do programa Jovem Aprendiz, o Instituto IBGPEX atende diversas outras áreas. O projeto socioambiental é responsável por dar assistência na área educacional, psicopedagógica e justiça solidária. Além disso, o IBGPEX realiza outras ações solidárias que podem ser conferidas aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *