Inspirada no amor de mãe, Susan Moritz lança projeto voluntário

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

A maternidade é um importante momento da vida de uma mulher. Vem acompanhada de desafios, anseios e, sem dúvida, muito amor. E foi inspirado no amor que Susan Moritz, coordenadora do polo Carlos Gomes da Uninter, em Curitiba, criou o projeto “Coração de Mãe”, junto o Instituto IBGPEX. A ideia de um trabalho voluntário no Grupo Uninter vem sendo pensada há três anos, junto com a responsável pelo IBGPEX, Adenir Fonseca Santos. Nesta quarta-feira (23) foi colocada em prática em uma maternidade da capital paranaense.

“Essa primeira ação do projeto se deu por conta de uma promessa que fiz para Nossa Senhora. Eu disse que ia ajudar um hospital e conversei com a responsável pelo Hospital Nossa das Graças e ela me indicou a Maternidade Mater Dei, que é 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Achei uma obra muito bacana e então iniciei os preparativos. Comprei os tecidos, pedimos o auxílio das nossas alunas do projeto ‘Fazendo Renda’ e elas colaboraram de uma forma tão motivacional que foi emocionante”, explica Susan.

Foram confeccionadas 157 peças, entre camisolas e mantas, especialmente para gestantes e os recém-nascidos. A diretora geral do Hospital Maternidade Mater Dei, Irmã Iracema Vujanski, contou que cada gestante utiliza em média cinco camisolas e os bebês, três mantas. Por causa dessa demanda, são realizadas três idas e vindas na lavanderia para dar conta da quantidade. “É com muita emoção e muita gratidão que recebemos essa doação. Tudo que recebemos será muito útil. Ano passado tivemos mais de 350 crianças nascidas aqui”, diz.

“Como a nossa maternidade é 100% SUS, precisamos de toda ajuda possível, até porque o que vem de verba dá apenas para custear o pagamento dos funcionários, e essas outras necessidades como enxoval para mãe e filho e materiais de limpeza ficam sem auxílio. A doação chegou em um ótimo momento, realmente estávamos precisando. O meu coração está muito agradecido com essa doação e tenho certeza que fará toda diferença para as mães e bebês”, completa a diretora.

As ações do projeto Coração de Mãe estão apenas começando. Susan garante que pretende continuar com as doações para o hospital e outros lugares, como instituições de dependentes químicos, contribuindo com a confecção de lençóis. “É um projeto que começa aqui de um jeito e pode se prolongar por muitos anos. Eu quero que fique cada vez maior com a colaboração de várias pessoas, principalmente mulheres”, diz Susan.

Coração de Mãe

Susan explica que o nome do projeto se dá de maneira simples. “Coração de Mãe não vê a quem ajudar. Você não precisa ser mãe para ter coração de mãe. É ter o espírito maternal que é o importante. Então, não importa se é para uma maternidade ou para uma instituição de dependente químico”, diz.

No momento da entrega estavam presentes, além de Susan e Adenir, a mãe de Wilson Picler, fundador do Grupo Uninter, Margareth Pereira Picler. Ela aproveitou o momento para contar algumas histórias sobre como era a vida de uma mulher após o nascimento de seu filho, destacando as mudanças que ocorreram com o tempo.

“Quando as minhas tias ‘ganhavam bebê’, minha avó mandava eu cuidar delas. Quando eu chegava, logo queria ver a criança e os olhinhos estavam fechados, não conseguia ver a cor. Só depois de oito dias que abriam os olhos. Hoje já nascem com os olhos ‘arregalados’”, brinca dona Margareth.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *