Inscrições abertas para o Renault Experience 2020

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

Representantes da montadora Renault estiveram na Uninter na segunda-feira (4) para a divulgação do programa Renault Experience – Twizy Contest 2020. Estudantes e professores dos cursos de engenharias (Computação, Produção e Elétrica) tiveram uma palestra com Lucas de Castro Stoco, representante da montadora, que esclareceu as etapas do desafio.

Voltado para promover a inovação e o empreendedorismo entre estudantes universitários, o programa oferece uma trilha de conhecimento completa para guiar os participantes a identificar um problema, ter uma ideia e desenvolver uma solução. O objetivo final é transformar esse processo em uma startup.

Criado em 2008, o programa já envolveu mais de 38 mil alunos, de 467 universidades brasileiras. A Uninter tem destaque nesta história. Em 2017, a equipe da SensCar, formada por alunos da instituição, foi a vencedora do desafio. Na última edição, outra equipe da casa esteve entre os 10 finalistas.

Como funciona o programa?

Segundo Stoco, o desafio do Renault Experience tem como objetivo fomentar ideias de inovação e mobilidade urbana dentro do ambiente acadêmico. “Sabemos que teremos um futuro extremamente desafiador, no qual as montadoras terão que buscar por novas soluções viáveis. E é preciso ter jovens profissionais que estejam voltados para esta área de inovação, para promover a sustentabilidade e mobilidade elétrica”, explica.

Para esta edição, as inscrições já estão abertas e vão até o dia 1º de dezembro. Serão três categorias:

  • Soluções de Mobilidade;
  • Desafio Twizy Contest;
  • Negócios Sociais.

Ao fazer a inscrição, o estudante já dá início à fase de Ideathon, que trata da apresentação da ideia. Os participantes formam equipes de 3 a 5 integrantes e submetem seu projeto. Os melhores projetos serão selecionados para a fase seguinte: pré-aceleração, na qual haverá orientação por parte de mentores da própria Renault. Após esta etapa, apenas uma equipe da instituição será escolhida para a fase de aceleração.

No desafio Twizy, os estudantes serão levados a pensar sobre como os veículos elétricos podem solucionar desafios de mobilidade não só nas cidades, mas também no campo.  O tema dessa edição é: “Como tornar a vida das pessoas melhores nas cidades ou no campo com um veículo elétrico?”

Por isso, Stoco já deixa uma dica: “É bom que tenha diversidade de cursos entre os integrantes das equipes, principalmente veterinária, agronomia, pessoas que possam colocar também a visão do campo”.

A participação no programa Renault Experience é uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional e aprendizagem para os estudantes, que recebem mentoria de profissionais qualificados, entram em contato com uma plataforma repleta de materiais de apoio, fazem networking, entre outros benefícios.

A instituição da equipe vencedora receberá um carro Twizy completo e mais R$ 10 mil para financiar a construção do protótipo do seu projeto. Por fim, a equipe acompanhará esse protótipo até a França, para competir com representantes de outras sedes da Renault no mundo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo


1 thought on “Inscrições abertas para o Renault Experience 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *