Inovar para não parar no tempo

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

A todo momento passamos por mudanças na vida pessoal e profissional. O modo como reagiremos a elas fará a diferença na nossa vida e nas pessoas que nos cercam. Saber se adaptar a essas transformações pode nos tornar uma pessoa melhor. O mesmo acontece com as organizações. O termo “capacidade dinâmica”, muito usado como conceito de estratégia organizacional, é a predisposição de uma instituição para se adaptar ao longo do tempo.

A coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, Carla Souza, lembra que faz parte das tarefas de um bom professor questionar e modernizar suas técnicas em sala de aula. “Como docentes, precisamos constantemente questionar e inovar nossas práticas pedagógicas. Antes de mais nada, o ensino e o mercado educacional são dinâmicos”, diz. Assim, quando novas metodologias de ensino surgem é preciso explorá-las.

Pensando na importância de debater com professores sobre as capacidades dinâmicas, a Uninter realizou uma oficina no início do ano letivo para abordar o tema. “Em síntese, a oficina não teve por objetivo apresentar metodologias inovadoras, mas sim debater como nós professores podemos identificar e nos apropriar das oportunidades identificadas no ambiente para mudar a nossa prática pedagógica”, explica Carla.

Segundo a professora, na Uninter pode-se enxergar os resultados vindos de capacidade dinâmica justamente pelo fato de a instituição tratar de temas relacionados à inovação com os seus professores. As novas modalidades de ensino, a renovação do processo pedagógico e a busca por novas fontes para a criação de novos cursos são algumas práticas inovadoras da instituição, como demonstrado na oficina “Capacidades dinâmicas aplicadas ao ensino superior”.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *