Inovação na indústria é foco do curso de Processos Químicos da Uninter

Autor: Gabriel Smaniotto – Estagiário de Jornalismo

As altas demandas de profissionais que fazem a mediação entre a operação de equipamentos e a engenharia nas indústrias químicas virou motivação para a criação do primeiro curso de tecnologia em Processos Químicos a distância do Brasil. A Uninter criou o curso com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar juntamente com engenheiros químicos, sanitaristas e outros profissionais industriais.

Criado em fevereiro de 2020, o curso já possui cadastros em dois conselhos diferentes, Câmara Especializada de Engenharia (Crea) e Conselho Regional de Química (CRQ). Além disso, a primeira formatura de profissionais aconteceu em setembro de 2022.

O profissional formado em Processos Químicos pode atuar nas diversas áreas das indústrias químicas, como: farmacêutica, alimentícia, automotiva, petroquímica, produção de cimento, produção de insumos, eletroquímica e produção de vidro. O curso possui uma graduação com disciplinas para desenvolver qualidades de líder nos alunos, sendo o primeiro curso no Brasil com essas características.

“Uma vertente importante é a parte de gestão, então nós temos diversas disciplinas para formar o aluno líder e o aluno gestor. Esse é nosso objetivo, que ele consiga um cargo de liderança dentro das empresas, isso é um diferencial do curso”, disse a coordenadora da graduação, Ana Carolina Tedeschi.

Com duração de dois anos e oito meses, a graduação oferece aulas teóricas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA Univirtus) e as aulas práticas nos polos, equipados com os materiais necessários para a realização das atividades. Ao todo, são mais de 10 disciplinas que oferecem atividades práticas.

A graduação também fornece visitas técnicas aos estudantes, para que possam conhecer a realidade do que é ensinado nas aulas. Em 2021, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a fábrica da Plastilit, uma das maiores indústrias de produção de tubos, acessórios e forros PVC do Brasil. Em 2023, conheceram a cervejaria Bodebrown, localizada em Curitiba (PR), para aprender sobre o processo de produção da cerveja.

O curso também oferece dois simuladores de processos químicos, ensinando a otimizar os processos químicos como vistos no mercado de trabalho.

Para conhecer a grade curricular, valores e disponibilidade do curso, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *