Mulheres inspiradoras: campanha visa à valorização das mulheres

Autor: Maria Vitória Alves – Estagiária de Jornalismo

Comemorado por mais de um século, o Dia Internacional da Mulher vai além de flores e presentes. É uma data marcada por lutas, movimentos de reivindicação política, trabalhista, greves, passeatas e perseguições. Este dia reforça a valorização das mulheres que, com determinação, buscam conquistar equidade, diversidade e inclusão.

Mulheres como Enedina Alves Marques superaram barreiras numa época em que o papel feminino em ciência e engenharia era negado. Enedina foi a primeira engenheira do Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil, sendo um símbolo de determinação e objeto de homenagens, como a escultura em bronze instalada na rua XV de Novembro, em frente ao simbólico edifício Garcez e campus da Uninter.

Sua jornada inspiradora é um lembrete poderoso de como as mulheres têm contribuído significativamente para o progresso e desenvolvimento em diversas áreas. Inspirada nela, a Central de Notícias Uninter (CNU) lança a campanha “Mulheres Inspiradoras”, que não apenas homenageia pioneiras como Enedina Alves, mas também destaca as inúmeras mulheres que, diariamente, enfrentam desafios e superam obstáculos para alcançar seus objetivos.

A campanha, que se estenderá ao longo da semana, tem seu início marcado pelo lançamento de um filtro no Instagram. O filtro, de maneira lúdica e envolvente, busca enaltecer mulheres brasileiras provenientes de setores variados, que são fontes inspiradoras para várias gerações. Para utilizá-lo, basta clicar aqui, abrir a câmera no Instagram ou Facebook, apontar para um rosto e clicar na tela, descobrindo assim qual mulher inspiradora surgirá.

Além do filtro, a campanha contará com um vídeo e uma reportagem, que buscam valorizar as histórias de resiliência e determinação de cada uma das mulheres, fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária, onde o potencial feminino é reconhecido e valorizado em todas as esferas da vida.

Segundo a ONU, defensoras de direitos humanos são todas as mulheres que atuam pela promoção ou proteção dos direitos humanos e toda pessoa que defende os direitos humanos das mulheres ou trabalha pela igualdade de gênero. Elas podem ser defensoras do meio ambiente, feministas, educadoras, lideranças sindicais ou comunitárias, líderes espirituais ou de povos tradicionais, mulheres na política institucional, profissionais de saúde, trabalhadoras rurais, profissionais do sistema de justiça, jornalistas e comunicadoras, artistas, empreendedoras, entre outras.

Portanto, o Dia Internacional da Mulher é um lembrete de que a luta por igualdade não é apenas responsabilidade das mulheres, mas uma causa que deve unir toda a sociedade na construção de um futuro mais equitativo e inclusivo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maria Vitória Alves – Estagiária de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *