EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Incrível e bela, a “Veneza Marajoara” agora tem polo da Uninter

Que tal ir para o trabalho de bicicleta? Ou melhor, pegar um bicitáxi para chegar ao destino? É o que fazem todos os dias os 38 mi habitantes de Afuá, no estado do Pará, no extremo-Norte do Brasil . Ali, carro não tem vez. Conhecida como “Veneza Marajoara”, a cidade fica no delta do Amazonas, na extensa Ilha de Marajó, a maior ilha costeira do país. Banhada por três rios, Afuá é repleta de palafitas e os ribeirinhos moram em casas de palafitas suspensas a mais de três metros devido às cheias.

Palafitas são sistemas construtivos de estacas de madeira utilizados em edificações para evitar que as casas sejam arrastadas pela correnteza dos rios. Essa constituição urbana faz de Afuá uma cidade com características únicas. Uma cidade incrível e bela suspensa sobre as águas no delta do rio mais caudaloso do mundo.

Incorporada Educação à arquitetura local, a Uninter inaugurou no fim de fevereiro um polo de apoio presencial construído sobre palafitas. A instituição já é referência na cidade por ser a única instituição de ensino superior a ter uma estrutura física instalada para receber os alunos da educação a distância (EAD). A inauguração reuniu funcionários, estudantes e autoridades municipais.

Desde o dia 4 de janeiro de 2018, quando houve a abertura efetiva do polo, mais de 200 alunos já se matricularam. O curso mais procurado é o de Pedagogia. “Antigamente tinha que cruzar o rio para fazer uma faculdade. Muitas pessoas não tinham condições de viajar sempre e até mesmo correr o risco em época de cheia do Rio Amazonas”, diz a gestora do polo, Patrícia Oliveira Alves.

Agora, essas pessoas tem a comodidade de estudar a distância sabendo que tem uma estrutura de apoio do lado de casa. Em razão disso, Patrícia acredita que até o fim deste ano deve dobrar o número de alunos matriculados no. “O número das inscrições estão aumentando”, diz.

Em 2012, o projeto Tutoria Itinerante, criado pelo polo da Uninter em Macapá, que fica a 80 km de Afuá, implantou a ideia de estreitar a relação que mantinha com os alunos ao ensino superior do município. A procura pelo aperfeiçoamento no mercado de trabalho levou a Uninter a instalar um polo local para facilitar o acesso aos estudantes.

“Jovens que concluem o ensino médio e não antes não tinham boas perspectivas de continuar os estudos, agora encontram uma nova oportunidade nesse espaço”, diz o coordenador do polo da Uninter em Macapá e idealizador do projeto de Afuá, Pablo Richel Palmeirim.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: PAP Afuá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *