RELATO DE EXPERIÊNCIA

Porque a educação é algo fascinante

Erinaldo Silva Oliveira*

Recordando alguns aspectos e situações de minha trajetória profissional e acadêmica, reconheço a importância do Grupo Uninter em meu desenvolvimento nestas e em outras dimensões. Após a minha primeira formação em nível superior, trabalho há sete anos em uma instituição de ensino superior, especificamente no cargo de administrador, atuando em um programa de formação de professores. Visando progressão na carreira e melhor remuneração, decidi iniciar uma especialização em uma instituição particular de ensino e tive a oportunidade de estudar a distancia (modalidade nova para mim naquele momento).

Fiz o curso de especialização em Recursos Humanos pelo Centro Universitário Internacional Uninter (naquela época Fatec Internacional). Tive ótimos aprendizados, principalmente no quesito da automotivação para estudos e também tive uma maior experiência na investigação cientifica, através da elaboração do artigo de conclusão de curso, o qual posteriormente foi aprovado e publicado em revista científica. Também muito produtivas foram todas as disciplinas e autores estudados. Depois da especialização, fiquei um período de três anos sem estudar formalmente.

Após um bom tempo de análise, decidi realizar novo curso superior, desta vez na área de educação. Optei pelo curso de Licenciatura em Filosofia, novamente pela Uninter. Essa decisão se revelou bastante feliz, devido à boa experiência anterior. Novamente estudei na modalidade EAD. Tive a oportunidade de conhecer mais profundamente os impactos da economia voltada unicamente para os interesses do capital sobre a educação e entender que a escola não deve ser um simples reflexo ou uma mera reprodutora das estruturas sociais impostas ou dominantes, o que mudou minha forma de ver o processo educacional (até aquele momento tinha a concepção de ensino e sociedade prontos e acabados).

Nesse momento também conheci diversas teorias da educação e aprendizagem e por essas influências passei a escrever artigos (alguns já aprovados para publicação) sobre a ação de diversas teorias educativas na escola brasileira. Nos períodos finais do curso de Filosofia, obtive noticias de uma seleção de um novo mestrado, o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – Profept, o qual tinha em sua bibliografia alguns autores que estava estudando na graduação e vi uma oportunidade de me aprofundar mais nessa área.

Assim, graças aos conhecimentos obtidos durante a licenciatura, tive a oportunidade de realizar a seleção e ser aprovado, o que no momento determina o mais novo processo de aprendizado e desafio em minha vida. Os benefícios de uma licenciatura EAD no Grupo Uninter não pararam por ai, pois os ótimos e atualizados livros da editora InterSaberes fornecidos durante o curso, bem como as demais indicações dos professores durante as aulas, continuam a me ajudar em minhas pesquisas agora no mestrado.

Por tudo isso, concluo que o ato de aprender está relacionado a todos os momentos de nossa vida e que a educação nunca vai parar de nos surpreender (seja na obtenção de novos conceitos, seja através de novas metodologias), às vezes causando reviravoltas em nosso modo de viver, pensar, agir e enxergar a sociedade, o que para mim torna a educação algo extremamente fascinante.

* Erinaldo Silva Oliveira é administrador na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *