III Semana da Biologia amplia desenvolvimento dos alunos

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

A formação de um graduando vai além de conteúdos programáticos. O contato com a prática e com outros profissionais da área escolhida também são necessários. Pensando nisso, a Uninter realizou a III Semana da Biologia entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro. Com o tema “Políticas Ambientais e Conservação da Biodiversidade”, o evento foi organizado pela equipe de docentes e técnicos administrativos da área da Geociências da instituição.

A abertura do evento ocorreu na noite do dia 30 de agosto e contou com a presença do Pró-Reitor de Graduação da Uninter, Rodrigo Berté, da Diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Machado, e da coordenadora da área da Geociências, Renata Adriana Garbossa.

Durante a Semana foram realizadas apresentações de trabalhos, palestras e minicursos, acrescendo na formação dos alunos. As professoras Maria Tereza Xavier Cordeiro e Thaísa Nadal debateram a importância desse contato com os alunos. ‘’Todas as atividades desenvolvidas durante a terceira semana de Biologia, tiveram como foco o ir além dos conteúdos, apresentando grandes nomes dentro das Ciências Biológicas e seus legados para o conhecimento, tanto do passado quanto do presente. Isso se torna imprescindível para a formação ampla de nossos estudantes’’, ressalta Thaísa Nadal, professora dos cursos de Geociências da Uninter.

Durante esse ano, estudantes de Licenciatura e Bacharelado realizaram publicações, monitorias, projetos de pesquisa e TCCs. No segundo dia de evento foi debatido o trabalho sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), realizado por alunos de Ciências Biológicas da Uninter. A mediação da apresentação foi conduzida pelas professoras Milene Martins de Lara e Nicole Geraldine de Paula Marques.

O professor da área da Geociências da Uninter Otacílio Lopes de Souza da Paz, também foi um dos professores participantes da semana. Durante a última noite ministrou o curso “Técnicas de Fotointerpretação Aplicada à Análise Da Vegetação”, no qual discentes realizaram produções com uso das técnicas.

A participação dos alunos foi um dos destaques do professor, que percebeu o engajamento para as produções. ‘’Foi um curso bem animado e descontraído, sem deixar de lado o rigor científico e do método. A participação dos discentes dos cursos de Ciências Biológicas foi incrível. Nem bem o curso acabou e eles já começaram a identificar e analisar as formações vegetais presentes no seu local de vivência’’, ressalta.

Também participaram da semana os professores Tiago Machado de Souza, Larissa Warnavin, André Frota, Júlia Aparecida de Queiroz Bertoti, Vera Rocha, Theodoro Souza e Danielly Dias Sandy. Todas as mesas somam mais de duas mil visualizações. As lives estão disponíveis nos canais do Youtube da Escola Superior de Educação e Geociências Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *