Aulas de campo de Educação Física aliam teoria e prática

Autor: Evandro Tosin – Jornalista

Orientador e estudantes reunidos em quadra para  uma atividade prática em grupo. O objetivo é praticar os fundamentos do vôlei: um deles recepciona o saque de manchete, o levantador executa um toque preciso e o oposto ataca. A bola bate no chão, dentro da quadra, e o ponto é marcado. Tudo observado e corrigido pelo orientador educacional, que contribui para fazer das atividades práticas importantes aliadas do processo pedagógico.

Durante a formação no curso de Educação Física, o profissional precisa vivenciar corporalmente alguns conteúdos de forma prática, e com isso, assimilar conteúdos aplicados. Por isso, as aulas de campo são a oportunidade de os estudantes da modalidade EAD praticarem aquilo que aprendem nas aulas virtuais, ou seja, é o momento de aliar teoria e prática. As atividades ocorrem em diferentes disciplinas dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Uninter, como por exemplo: Jogos e Brincadeiras, Treinamento Resistido e Voleibol, Educação Física Adaptada, Medidas e Avaliação, entre outras.

As aulas práticas são ofertadas presencialmente nos polos de educação a distância da Uninter distribuídos estrategicamente no país. O encontro pode ocorrer em quadras, piscinas, academias e outros locais. Além disto, cada polo tem o seu orientador educacional com formação em Educação Física e titulação mínima de especialista, obrigatoriamente com o registro ativo no Conselho Federal de Educação Física/Conselho Regional de Educação Física (CONFEF/CREF). Além disso, os orientadores recebem um treinamento a cada fase para aplicação das aulas.

O coordenador do curso de Educação Física da Uninter Marcos Ruiz  destaca que a sociedade reconhece a formação de um acadêmico que passou por vivências práticas e corporais. Além de garantir uma educação de qualidade, a Uninter, garante os critérios exigidos pelo MEC na formação desses profissionais e professores.

O orientador educacional do polo da Uninter de Guaíba no Rio Grande do Sul, Caio Schmitt, lecionou aulas práticas para os estudantes de Educação Física em setembro de 2022, realizada em parceria com uma academia local e o Sindicato dos Professores do Município de Guaíba. Segundo ele, as aulas práticas facilitam o aprendizado, na medida em que tornam o conhecimento teórico uma realidade, um momento para assimilar as informações adquiridas. “Entre as principais funções, estão o despertar e manter interesse, envolver os acadêmicos e desenvolver habilidades. Foi possível verificar o engajamento dos alunos do curso, o fortalecimento e postura profissional que assumirão frente aos seus futuros alunos na área de licenciatura ou bacharelado”, comenta o orientador.

Letícia Caumo, aluna do Bacharelado em Educação Física, participou das atividades práticas em Guaíba (RS) e define esse momento como único.  “A troca de experiências entre colegas, concomitante com o viés técnico e científico, sempre tão bem traduzido pelo nosso orientador Caio, tornam nossos encontros presenciais, em especial as aulas práticas, muito produtivos. A turma tem uma sinergia muito boa e é muito colaborativa. Estamos sempre um ajudando o outro com as dúvidas, bem como buscando informações complementares no intuito de consolidar o conhecimento. Comentamos cases, opinamos, estudamos assuntos em grupo”, relata.

Para conferir o calendário dos encontros presenciais, basta entrar em contato com o orientador educacional do seu polo de apoio presencial.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “Aulas de campo de Educação Física aliam teoria e prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *