Endemia, epidemia e pandemia: qual a diferença?

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

As diversas ameaças globais causadas por vírus de origem animal ou humana vêm sendo estudadas com profundidade por profissionais da área da saúde nas últimas décadas.

Após um novo surto global (covid-19), o conhecimento sobre como os vírus atuam e são classificados se torna imprescindível para avaliarmos por conta própria a gravidade de cada situação.

Afinal, você sabe a diferença entre endemia, epidemia e pandemia? Os termos, que são muito usados pela mídia e pela comunidade acadêmica, podem causar estranheza e dificuldade de compreensão para aqueles que não estão acostumados com o vocabulário de saúde.

Segundo o professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Uninter, Marivaldo de Oliveira, uma endemia ocorre quando uma doença ou vírus se espalha em uma determinada população em um determinado período.

Um exemplo é a doença de Chagas, que era uma importante endemia rural na década de 80, de acordo com o portal Stood. Ao longo dos anos teve a sua incidência melhorada, embora permaneça classificada como uma das graves endemias no Brasil.

A professora da Uninter Ivana Bussato, especialista em saúde coletiva, cita ainda a Malária e a Monkeypox como exemplos de doenças endêmicas. No caso da Monkeypox, antes de se espalhar por diversos países no primeiro semestre de 2022, a doença era considerada endêmica em regiões do continente africano.

Quando uma doença é endêmica “casos dela não deixam de acontecer, mas não se tornam extremos em questão de ocorrências”, explica Ivana.

Marivaldo aponta que um quadro de proliferação só se torna uma epidemia quando ocorre o aumento no número de casos de uma doença em várias regiões, a nível municipal, estadual e nacional.

“A própria dengue no Brasil é um exemplo. Quando ocorrem períodos de chuva, existe o aumento exponencial no número de casos no número de casos”, cita.

Esse é o cenário atual. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba (SP), foram contabilizados 1.084 casos de dengue até o dia 27 de setembro deste ano. Desse total, uma morte foi confirmada em junho na cidade. E ainda, uma bebê, de apenas 8 meses foi a 20ª morte por dengue em Mato Grosso do Sul neste ano. A informação foi confirmada pelo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Já para ser classificada como pandemia – termo que se popularizou nos últimos anos –a enfermidade deve ter atingido níveis mundiais, espalhada por diversos países, de acordo com definição do Instituto Butantan.

A ocorrência de endemias, epidemias e pandemias acontece devido a um desequilíbrio no que é conhecido como tríade da saúde única: ambiental, animal e humana.

Ivana destaca a importância em preservar o equilíbrio entre a saúde humana, animal e ambiental para evitar epidemias e fazermos com que endemias diminuam.

O Instituto Butantan também ressalta que existem formas de combater as doenças infecciosas, desde que se conheça o agente e como ele é transmitido.

As classificações de doenças foram tema do programa Saúde em Foco, exibido pela Rádio Uninter. Comandado pela jornalista Bárbara Carvalho, o programa recebeu Ivana Bussato e Marivaldo Oliveira, membros do corpo docente da Uninter.

Assista ao programa Saúde em Foco pelo canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução do Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *