De forma descontraída, ações alertam para importância da prevenção do Câncer de Mama

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues e Sandy Lylia da Silva – Estagiários de Jornalismo

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2021, sendo o tipo que mais atinge mulheres em todo mundo. Devido à urgência da temática, durante todo o mês de outubro, a Uninter se dedicou a promover eventos voltados para a conscientização quanto ao câncer de mama.

O Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 90. O movimento apareceu inicialmente nos Estados Unidos e, após ser aprovado no Congresso Americano, o período ficou conhecido como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

Somando forças na luta contra o câncer de mama, professores e coordenadores da Escola Superior de Saúde Única da Uninter (ESSU) estiveram à frente de eventos e atividades para informar os alunos e os colaboradores da instituição sobre a importância do cuidado com a saúde.

Um evento especial promovido pelo setor de Gestão de Pessoas, em parceria com a ESSU, foi realizado entre os dias 19 e 20 de outubro, contemplando todas as sedes. A mulherada compareceu, e pôde aprender sobre o câncer de mama por meio de uma abordagem leve e lúdica, abordada pelos professoras Louise Aracema Scussiato, Deisi Cristine Forlin Benedet, Maria Caroline Waldrigues e Ivana Busato, que em um jogo de batalha naval levaram informações e propuseram desafios para as participantes.

Na Sede Uninter Mossunguê, foram formadas duas equipes, a “Mamicas Poderosas” e a “Teta das Galáxias”, que disputaram quem tinha mais conhecimento sobre a patologia e suas formas de cuidado e prevenção.

“Essas palestras são sensacionais, pois nos conhecer por dentro faz toda diferença para procurar ajuda o quanto antes. Somos mulheres empoderadas e juntas nos fortalecemos”, diz a colaboradora Andreia Miguel, analista administrativo do setor Processo Seletivo e Acesso da Uninter e participante do time Mamicas Poderosas.

As ações do Outubro Rosa fazem parte do Programa TÔ BEM, programa de bem-estar da Uninter, formado por um grupo de trabalho que envolve as áreas de Desenvolvimento de Pessoas, Medicina do Trabalho e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e suporte da área de Marketing e Eventos.

“É importante dar visibilidade a temas que impactem a vida de nossos colaboradores e seus familiares, uma vez que estimulamos que sempre atuem como multiplicadores. Efetivamente conseguimos alcançar 142 participantes que receberam informações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, além do colo de útero, que salvam vidas”, comentam as organizadoras Andressa Souza, Analista de Desenvolvimento de Pessoas e Valeria Nery, Técnica de Enfermagem do Trabalho.

Também foi realizado o Colóquio Virtual outubro Rosa, que teve como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O Evento multidisciplinar foi transmitido pelo canal de Youtube da ESSU e contou com a presença de professoras da Uninter e convidadas que já enfrentaram o desafio do câncer.

“Todos nós da saúde devemos pensar nessa data que nos faz refletir sobre esse grande problema”, afirma a coordenadora do bacharelado em Fisioterapia da Uninter, Fernanda Cercal.

Durante o colóquio, foram trabalhadas temáticas como a atenção primeira ao paciente, O papel dos profissionais da saúde no tratamento da doença, quais os fatores de risco, entre muitos outros (Assista).

O apoio à temática se estendeu a outros setores. Os colaboradores da Escola Superior Politécnica, se uniram e “vestiram a camisa”, utilizando vestimentas na cor do movimento.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues e Sandy Lylia da Silva – Estagiários de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *