Aulão gratuito capacita jovens da rede pública para o Enem

Autor: Evandro Tosin - jornalista

Anotações no caderno, atenção às revisões e dicas de estudo para não errar na prova que pode garantir uma vaga na universidade. Essa era a cena dos 300 estudantes do terceirão do Ensino Médio da rede pública de educação em Campina Grande do Sul, no último dia 18 de outubro.

Jovens estudantes de sete escolas participaram do aulão preparatório promovido pela Uninter e pelo Projeto Eureka, realizado no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi, bairro Jardim Paulista.

Com objetivo de capacitar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),  professores lecionaram durante quatro horas conteúdos de diferentes áreas de conhecimento: ciências humanas, da natureza, matemática, linguagens e redação. E ainda, revisão e análise das últimas provas do Enem, exercícios especiais por disciplina e resoluções de questões.

Para a representante da Secretaria do Núcleo de Educação do Estado do Paraná (região norte da região metropolitana de Curitiba) Debora Zanchettin, a ação é válida para incentivar os estudantes a procurar um futuro e pensar na continuidade dos estudos.

“Incentiva a perceberem o quanto é importante procurarem se inserir no mercado de trabalho, e não só terminar o ensino médio. A ação em si, de trazer temas diferenciados, uma dinâmica diferenciada que tire dúvidas, deveria acontecer mais vezes durante o ano, porque faz até aqueles alunos que estão indecisos se vão fazer a inscrição para o Enem entenderem o valor de participar de todo esse processo”, afirma Debora.

Com a liderança do diretor e professor da Escola de Formação Técnica e Profissional da Uninter (Unintertech) Marlus Humberto Geronasso, a iniciativa já percorreu este ano diversas escolas públicas e particulares de Curitiba e Região Metropolitana, nops municípios de Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Colombo, São José dos Pinhais, Araucária e Quatro Barras. Ao todo, 90 colégios participaram das atividades do Pré-Enem Uninter neste ano.

Geronasso também é um dos fundadores do projeto social Eureka, que existe há quase duas décadas e realiza aulas para o vestibular em escolas,  televisão e rádio. Atualmente, as aulas também são gravadas e transmitidas na TV Profissão, que é mantida pela Fundação Wilson Picler. O Eureka possui mais de 600 professores voluntários que acreditam no poder transformador da educação.

O ENEM deve reunir este ano 3,3 milhões de estudantes para avaliar o desempenho na educação básica. O exame é relevante por ser uma das formas de acesso ao ensino superior. Os resultados são aplicados como critério único ou complementar dos processos seletivos, em universidades públicas ou particulares, através dos programas sociais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de auxílios governamentais – como é caso do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A Uninter tem uma plataforma digital online e gratuita de preparação para a prova. O material de estudo é dividido por disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Uninter. As aulas são gravadas e disponibilizadas para que o aluno tenha acesso aos conteúdos em qualquer local. Mais de 19 mil estudantes já fizeram inscrição online e tiveram acesso a mais de 720 aulas gravadas.

No dia 1º de novembro de 2022, está previsto para acontecer a última aula presencial no Teatro Guaíra, com participação de 2.100 estudantes e mais de 78 mil alunos online pelo Aula Paraná.

É possível realizar a inscrição no projeto, clicando neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *