Homem com H: jornada pela vida de um ícone brasileiro

Autor: Maria Vitória Alves Silva - estagiária

Foto: Lina Sumizono

No prestigiado Festival de Teatro de Curitiba, destacou-se dia 01 e 02 de abril, no Teatro Guaíra, a produção “Ney Matogrosso – Homem com H”, uma envolvente imersão na vida e na obra do renomado artista brasileiro.

O musical soma 145 apresentações em várias capitais e mais de 63 mil espectadores. Emilio Boechat e Marilia Toledo, autores do texto do espetáculo, receberam o Prêmio Bibi Ferreira por Melhor Dramaturgia Original em Musicais 2023.

Marília Toledo relatou para assessoria de imprensa que ideia da montagem surgiu depois que ela soube que seus sócios, Marcio Fraccaroli e Sandi Adamiu, tinham adquirido direitos para realizar um longa-metragem sobre a vida de Ney Matogrosso. “Eu logo pedi para que eles também adquirissem os direitos para levar a história para o teatro. Tivemos um almoço com o Ney, quando pudemos compartilhar com ele nossa visão sobre esse espetáculo musical”.

Contudo, interpretar um ícone vivo e venerado como Ney Matogrosso é uma tarefa desafiadora, e a apresentação não seria a mesma se a performance extraordinária de Renan Mattos, vencedor do Prêmio Bibi Ferreira de Melhor ator em 2023 pelo papel.  Sob a direção de Fernanda Chamma e Marília Toledo, Mattos capturou a essência do cantor de forma excepcional, assumindo os trejeitos, olhares e expressão corporal de Ney, de maneira ímpar. 

“O Ney é um ser camaleônico, tem um lado íntimo reservado, mas ao mesmo tempo é catártico no palco e apresenta um leque de personas a cada música. Cada uma dessas personas tem algo de místico, de misterioso, de selvagem, um ser ‘híbrido’ como definido por muitos, indecifrável”, declarou o ator.  

Diante do desafio de representar o artista no palco, Mattos revela seu segredo: “Então eu não me sinto interpretando o Ney e sim pedindo licença e pegando emprestado tudo aquilo que ele transformou na música e na vida das pessoas, todos os caminhos que ele abriu para pessoas e artistas como eu e isso é muito significativo”.

Com a direção musical de Daniel Rocha, o espetáculo utilizou as músicas de Ney Matogrosso como peças de um quebra-cabeça que contam a história do artista de maneira envolvente e emocionante. A narrativa mergulhou nos momentos-chave da vida de Ney Matogrosso, desde sua conturbada infância até sua consagração como um dos maiores ícones da música brasileira, com aplausos efusivos ao final de cada performance. 

Foram exploradas as experiências pessoais e profissionais do artista, revelando sua trajetória para superar sua timidez, e sua luta para se manter fiel aos seus ideais sem aceitar ser rotulado, ou limitado à uma posição que lhe fosse imposta. Contribuindo para a atmosfera vibrante do espetáculo, foram utilizados o cenário deslumbrante de Carmem Guerra, figurinos de Michelly X, e coreografia de Fernanda Chamma. 

A Uninter é uma das patrocinadoras da 32ª edição do Festival de Teatro, e a Central de Notícias Uninter (CNU), em parceria com a Agência Mediação, realizará a cobertura do evento com a participação dos alunos do curso de Jornalismo. Conheça a ação e saiba mais pelo link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maria Vitória Alves Silva - estagiária
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Lina Sumizono


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *