Haitianos de Santa Rosa têm aulas gratuitas de português

Miriã Calistro – Estagiária Jornalismo

Nos últimos quatro anos foram emitidos cerca de 38 mil vistos humanitários permanentes para haitianos pelas embaixadas brasileiras. Muitos desses imigrantes estão aqui para conquistar melhores condições de vida, para trabalhar e estudar. Mas sem condições de se comunicar, de entender a língua brasileira de forma falada e escrita, as chances de conquistar um espaço no mercado de trabalho diminuem.

Diante disso, o polo da UNINTER em Santa Rosa (RS), oferece atividades semanais de aprendizagem de Língua Portuguesa para vários haitianos que chegam à cidade.

O projeto foi elaborado pelas professoras Jaqueline Boz, Isabel Ludtke e Willian Chaves. “A chegada dos haitianos mudou a cara da cidade. As aulas de português para esses alunos estrangeiros são um passo importante para a conquista da cidadania e interação social”, comenta Jaqueline.

Na última segunda-feira (18/07), Maristela Gripp, tutora do curso de Letras, e Patrícia Ferreira, professora do curso de Pedagogia da UNINTER, visitaram o polo para conhecer a proposta e os alunos. “Foi uma oportunidade fantástica ouvir dos alunos o quanto essa iniciativa tem mudado a vida deles para melhor”, afirma Maristela.

Edição: Marjorie Gomes

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *