Grupo com visão monocular luta pelo reconhecimento como pessoas com deficiência

No início de junho foi determinado pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deveria conceder a aposentadoria a um bancário de 54 anos que tem visão monocular – cegueira de um dos olhos – dentro dos moldes de aposentadoria às pessoas de deficiência física. O resultado do julgamento é uma conquista para as pessoas que lutam por esta causa.

“Nós que temos visão monocular queremos ser reconhecidos como pessoas com deficiência. Durante a vida somos impedidos de exercer muitas atividades, uma vez que o nosso campo visual é reduzido em 25%”, afirma Ednilson Cunico (foto), professor da Uninter e articulador de um grupo de pessoas com visão monocular, no estado do Paraná.

Atualmente a visão monocular é considerada deficiência em praticamente todos os estados brasileiros, porém existe a necessidade de uma lei federal, já que mesmo com o reconhecimento dos estados ainda existem muitas barreiras. Diante desta situação, está tramitando na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1615/19, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial visual para todos os efeitos legais.

“A aprovação desta lei trará mais esperança para essa parcela da população, principalmente, para os menos favorecidos. Dentre os direitos estão a aposentadoria com menor tempo de contribuição, a participação em concursos públicos nas cotas para deficientes, igualdade de oportunidades na educação e no campo do trabalho”, exemplifica o professor.

Preconceito

Para Cunico, muitas vezes o tema é esquecido ou deixado de lado pelos monoculares por medo de sofrerem preconceito. “Muitos estão ‘escondidos’. Na maioria das vezes com medo da aparência, principalmente quem usa prótese, ou com medo de sofrer algum tipo de distinção”.

Além das barreiras legais, sofrem falta de aceitação por parte das pessoas que tem cegueira total. “ Temos procurado abrir um canal de diálogo com todas as pessoas que sofrem de deficiência visual, seja ela de alta complexidade ou não. Acreditamos que juntando nossas forças podemos avançar nas Leis de Inclusão Social”, afirma.

O que é a visão monocular?

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia define a visão monocular como a presença de visão normal em um olho e cegueira no olho contralateral. A deficiência pode acontecer por acidente ou trauma ocular, ou ainda por doenças como Glaucoma e tumores que surgem no fundo do olho.

A pessoa muitas vezes tem limitação na noção de distância de profundidade e de espaço, comprometendo, assim, a coordenação motora, o que dificulta ter um equilíbrio considerado normal. Além disso, a pessoa também pode encontrar dificuldade em conseguir uma vaga de emprego, já que pode apresentar olho cego estufado, fazer uso de prótese, olho torto, todo branco ou possuir cicatriz.

Incorporar HTML não disponível.
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Facebook


10 thoughts on “Grupo com visão monocular luta pelo reconhecimento como pessoas com deficiência

  1. Bom dia !!! Belo testo, é isso mesmo que acontece com os monoculares , precisamos nos unir para que os deputados aprovem essa lei , para que possamos ter os nossos direitos , porque hoje para conseguirmos algumas coisas teremos que entrar na justiça .

  2. Ola ,bacana ter este grupo ,sou visão monocular e passamos por diversos preconceitos ,um deles e de ver filmes e nestes filmes encontramos a pessoa do mau sempre é monocular ,tem a novela da Record chamada apocalipse onde o anti-cristo é visão monocular ,o camarada tem todas as funções do corpo funcionando ,mas olha a aparencia ,monocular ,Deus é mais .

    1. Cabe até um discurso público só de tudo isto isto porque realmente a maioria dos filmes estão aí ,deixando nossa imagem pior ,não precisamos de pessoas que piorem nossas vidas .

  3. Quando eu tinha 11 anos uma pedrinha caiu dentro do meu olho e criou uma cicatriz por conta disso perdi a minha visão e fiquei com uma cricatriz peguena no centro, agora esta difivil arrumar emprego já que não consigo ficar muito tempo olhando pra um computador , não consigo enchergar direito os letreiros de onibus, mesmo com o meu outro olho normal, tenho um pouco miopia nele ,
    Um dos meus olhos é menor que o outro e todos notam a diferença.

  4. o congresso nacional ,esta deixando de lado a continuidade da pl 1615/19, ja aprovada pelo senado federal, visto que a tramitaçao da referida lei esta parada , acho vergonhoso e falta de respeito aos cidadões monoculares .visto que os mesmos , teem procurado a justiça federal, se desgastando ainda mais .

  5. Olá, meu nome é Franklin, eu sou monocular de nascença, infelizmente não temos os mesmos diretos de pessoas que enxergam normalmente e também não temos nenhum benefício como pessoas deficientes, mas pelo contrário sofremos preconceitos, desde a minha infância que sofro com esse problema

  6. Pessoal, boa tarde. Sei que o tópico que estou trazendo, pode ser um pouco diferente da discussão, mas recentemente minha esposa perdeu uma das visões. O processo está sendo muito doloroso para ela, estou procurando algum tipo de grupo de apoio, para que ela se sinta mais acolhida e talvez conversar com pessoas que passaram pela mesma situação e ajudá-la com a condição atual dela. Vocês possuem algo para me indicar? Se puderem me ajudar, eu agradeceria muito, vou deixar o meu contato pessoal [email protected] e muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *